Em menos de um ano Paraná soma mais de 212 mil casos de dengue

De lucianpichetti | 16 de junho de 2020 | 15:37
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (16) o boletim quinzenal com os números da dengue no Estado. São 212.074  casos acumulados desde o início do período epidemiológico, em julho do ano passado.

A diferença do informe anterior para este é de 13.084 casos da doença e o boletim desta quinzena registra 9 mortes confirmadas por dengue. Já o total de casos em investigação quanto à classificação final para a dengue diminuiu; eram 59.705 e agora são 52.775 casos em análise.

Cuidados

Os cuidados de prevenção e controle da dengue devem seguir por parte da população mesmo diante da pandemia da Covid-19 e da chegada do inverno. A Secretaria da Saúde recomenda a verificação constante dos quintais e dentro das residências para a eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

“A dengue mata e a proliferação do mosquito acontece durante o ano todo; por isso a necessidade da prevenção; neste momento, como existe a recomendação para as pessoas ficarem mais tempo em casa, por conta do coronavírus, a orientação é que aconteça uma busca minuciosa com a eliminação dos focos do mosquito transmissor”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

“Os cuidados de higiene redobrados devem se estender para todos os ambientes domésticos, de trabalho e de circulação. É preciso acabar com todos os pontos que acumulem água e que podem servir de criadouros”, acrescenta.

O período sazonal da dengue será finalizado no mês que vem, mas a curva epidêmica já apresenta tendência de queda desde maio em mais de 170 municípios, segundo a Vigilância Ambiental da Secretaria.

Eram 33 municípios em situação de alerta, e agora são 31. A relação dos municípios em epidemia apresentou pouca alteração se comparada às listas divulgadas anteriormente, eram 237 e agora são 240.

Mortes

O período soma 148 mortes, os nove óbitos registrados na publicação desta terça já vinham sendo investigados; oito são do sexo feminino e um do masculino.

Dois óbitos são de residentes no município de Ibiporã, duas mulheres, uma de 78 anos e outra de 67, que também apresentavam quadros de hipertensão e diabetes.

As outras mortes foram em Marilena, uma jovem de 25 anos, com síndrome de Donw; em Cascavel, mulher, 66 anos, com hipertensão e doença crônica do fígado; em Sarandi, mulher de 87 anos, com hipertensão; em Londrina, mulher de 71 anos, também com hipertensão; em Sertanópolis, mulher de 68 anos, sem comorbidades; em Jacarezinho, mulher de 64 anos, também sem comorbidades; e em Paranavaí, um homem de 70 anos, com quadros associados de hipertensão, diabetes e insuficiência cardíaca congestiva.

Vigilância

O trabalho das equipes de vigilância ambiental no combate à dengue foi adaptado em função da pandemia; por enquanto estão suspensos os grandes mutirões de limpeza e arrastões, mas as atividades de apoio junto às Regionais de Saúde e aos municípios estão mantidas.

Na última quinzena de maio, por exemplo, foi realizada ação em Goioerê, na região de Campo Mourão, com eliminação técnica de criadouros em bairros do centro e na Vila Guaíra. Também foram identificados e desentupidos vários bueiros em outros pontos da cidade e feita visita, inspeção e orientação em associações de reciclagem e no pátio da Secretaria Municipal de Obras que abriga maquinários parados ou em manutenção.

Foi feita ainda capacitação sobre a aplicação de inseticida com equipamento costal, que auxilia na eliminação de focos em espaços maiores, como terrenos baldios, calçadas e praças.

“Já fizemos este tipo de trabalho anteriormente, em cerca de 60 municípios do Estado, sempre com resultados positivos”, explicou o técnico da Secretaria, José Carlos Martins, responsável pela ação em Goioerê.

Colaboração AEN