Equipes da Operação Pronta Resposta reforçam policiamento no Litoral

De Barbara Schiontek | 29 de dezembro de 2020 | 19:35
Foto: AEN
Foto: AEN

Cerca de 60 policiais militares de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) estão no Litoral do Paraná para reforçar a segurança nos sete municípios da Costa Leste. A ampliação da equipe faz parte da Operação Pronta Resposta, que tem o objetivo de combater os crimes e atender os cidadãos com mais agilidade. O reforço vai ser mantido até o Ano Novo.

“Temos 15 viaturas utilizadas no policiamento que é realizado pelo efetivo regular do Verão Consciente. Esta nova tropa vai reforçar as ações que já estão em curso na região”, explicou o Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira. 

As equipes policiais vão promover ações específicas em pontos que possuem maior demanda, onde a Polícia Militar já recebeu denúncias sobre crimes. O foco das equipes é trabalhar no combate a crimes contra a pessoa como homicídio, feminicídio e latrocínio. Diminuir os números de roubos e furtos também faz parte da Operação.  

O responsável pelo setor de planejamento do Verão Consciente, capitão Wagner de Araújo, diz que esse modelo de atuação é inovador. “Todas as ações são feitas com base nas verificações prévias do Setor de Planejamento, para que as abordagens e outras atividades ocorram de maneira pontual e certeira”, explica. 

Áreas de atuação

As equipes policiais vão estar presentes em rodovias estaduais e centros urbanos, regiões de matas, rios e lagos, principalmente nas fronteiras do Oeste do Paraná, rota comum utilizada para o transporte de ilícitos.

Antes do início da Operação Pronta Resposta, os policiais militares passaram por treinos, com instruções teóricas e práticas para melhorar a forma de conduzir as ações.

Polícia Científica

A Polícia Científica do Paraná também está atuando na Operação Verão Consciente 2020 com o objetivo de reforçar o trabalho de localística, feito pelo Instituto de Criminalística, e os trabalhos de plantão do Instituto Médico-Legal (IML).

Cerca de 50 servidores, entre peritos criminais e auxiliares de perícia, vão fazer revezamento durante a temporada. Sete viaturas da instituição vão estar disponíveis no posto de atendimento temporário, em Matinhos. A atuação da Polícia Científica vai acontecer durante 24 horas, todos os dias, com a intenção de agilizar os processos nos locais com maior fluxo de pessoas.

Colaboração AEN