Escola municipal de Curitiba participa de etapa nacional da First Lego League em São Paulo

De Scheila Pessoa | 5 de março de 2020 | 11:57
(Foto: Divulgação)

A equipe de robótica Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, do Cajuru, embarca para São Paulo nesta quinta-feira (5). O grupo participa de 6 a 8 de março, da etapa nacional da First Lego League (FLL).

O tema deste ano, City Shaper, busca estimular os estudantes a construírem cidades cada vez melhores. A competição – com desafios simultâneos como o First Tech Challenge e o F1 in Schools – reúne participantes de todo país e será realizada no Parque Ibirapuera. Dessa etapa, sairão as vagas para os torneios internacionais.

Os Conectados fazem parte da elite da robótica da rede municipal de ensino. No ano passado, eles conquistaram a medalha de bronze na First Lego League realizada na cidade de Biblos, no Líbano.

As escolas da rede municipal de ensino de Curitiba receberam novos kits de robótica. Já são mais de R$ 1,3 milhão em investimentos, além de formação profissional, para que as unidades possam realizar o trabalho com um novo kit de programação e robótica adaptável a sistemas e materiais de diversas composições. A iniciativa integra os investimentos da Prefeitura de Curitiba em robótica educacional. A nova tecnologia inclui um conjunto de módulos, sensores e mecanismos que pode ser utilizado para programação através de diferentes softwares e com benefícios de aprendizagem a todas as idades.

A coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich, esclarece que o trabalho com a robótica educacional na rede vai muito além da construção de projetos e programação de robôs.

“São desenvolvidas ações e projetos que proporcionam um aprendizado prático, desenvolvendo no estudante a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos”, explicou.

Colaboração Prefeitura de Curitiba