Escolas estão recebendo materiais para prevenção do coronavírus

De Barbara Schiontek | 14 de janeiro de 2021 | 17:06
Foto: AEN

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte está enviando materiais de proteção contra a covid-19 para os colégios da rede estadual. Até esta quarta-feira, (13) cerca de 95% das escolas do Paraná já tinham recebido os itens.

Entre os materiais adquiridos estão 21,8 mil galões de cinco litros de álcool em gel; 25,1 mil galões de cinco litros de álcool líquido 70%; 6,9 mil termômetros; 31,7 mil dispensers e 16,3 mil macacões para as equipes de limpeza. 2,1 milhões de máscaras de tecido devem ser entregues aos estudantes (duas para cada aluno).

Outros itens, como produtos de limpeza, luvas, botas para profissionais de limpeza e fitas adesivas para orientar o distanciamento em salas de aula e espaços comuns estão sendo adquiridos pelas próprias escolas. Os recursos para essas compras são do fundo rotativo, verba liberada mensalmente para as escolas, destinada à aquisição de materiais e à execução de pequenos reparos.

Os diretores de cada colégio têm liberdade para implementar medidas adicionais de segurança e ampliar os cuidados para prevenção da Covid-19.

Ano letivo 2021

O ano letivo dos colégios estaduais está previsto para iniciar no dia 18 de fevereiro com formato híbrido, ou seja, parte dos alunos assiste às aulas de forma presencial e parte acompanha a mesma aula de maneira remota, simultaneamente.

A ideia é que exista um revezamento semanal entre os estudantes. Aqueles estudantes que não têm acesso à internet ou aparelhos eletrônicos e que ao longo de 2020 foram buscar atividades impressas nas escolas, vão ter preferência para a aula presencial. Os demais vão participar do revezamento, desde que haja autorização dos pais ou responsáveis legais.

Ao chegar à escola, todos os alunos terão suas temperaturas verificadas. O uso de máscara é obrigatório, assim como a disponibilização de álcool em gel e o distanciamento mínimo de 1,5 metro dentro das salas. A capacidade de cada sala de aula será limitada ao máximo de 50% de ocupação (o percentual vai depender do tamanho da sala).

Colaboração AEN