Fake News: Cadastro de motoristas de aplicativos não será encerrado, diz Urbs

De | 16 de dezembro de 2019 | 12:13
(Foto: Mateus Bossoni)

A Urbanização de Curitiba (Urbs) fez um alerta para os motoristas de aplicativos – como Uber, 99 e Cabify – sobre “fake News” envolvendo o cadastramento nas plataformas. Ao contrário do que está circulando em grupos de condutores, o cadastro é um ato contínuo e não será encerrado no sábado (21).

De acordo com a Urbs, a data será utilizada para fazer blitz orientativas para esclarecer aos motoristas sobre a necessidade do cadastramento. Ainda, o órgão afirmou que o intuito não é multar, punir ou apreender veículos, mas garantir que os profissionais estejam cadastrados e regularizados nos serviços.

O cadastro deve ser feito pelo site da Urbs e é importante para a valorização da categoria, segurança dos passageiros, e conhecimento da realidade e serviços que os motoristas prestam.

Ao todo, a prefeitura afirma que existem mais de 12 mil motoristas de aplicativos em Curitiba, mas apenas 9.964 se inscreveram até agora no cadastro. Apesar disso, apenas 1.352 completaram os dados do cadastramento. Inconsistência de dados, erros de preenchimento e ausência de certidões negativas de antecedentes criminais são alguns dos problemas detectados.

O motorista deve preencher dados pessoais, como o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com anotação do exercício de atividade remunerada (Ear), endereço e dados do veículo.

Colaboração Prefeitura de Curitiba