Forças integradas divulgam balanço da Operação Nova Aliança

De lucianpichetti | 25 de agosto de 2020 | 17:37
Foto: SESP

O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, participou nesta segunda-feira (24), no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, junto com o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, da divulgação do balanço da 22ª fase da Operação Nova Aliança.
A operação, que é uma iniciativa da Polícia Federal em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, erradicou 127 hectares de plantios ilícitos, incinerou 1,1 quilos de sementes de cannabis, destruiu 70 acampamentos e impediu que mais de 658 toneladas de maconha ingressassem no mercado ilícito do Paraguai e do Brasil.

“Um dos pilares da segurança pública é a integração. Uma ação deste porte, para combater o tráfico, contrabando e descaminho nas nossas fronteiras, é essencial. E a vinda do ministro mostra o alinhamento que existe entre o governo federal, estadual e municipal, e agora também com o Paraguai”, destacou o secretário Romulo Marinho Soares.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, parabenizou as ações apresentadas durante a solenidade e reforçou que a operação desenvolvida é exemplo para outros estados. “Esta integração nacional é de suma importância para o combate da entrada de drogas no território brasileiro e a Operação Aliança é exemplo disso”.

Para o ministro André Mendonça, a integração entre as forças de segurança no Paraná é um exemplo para o país.

Operação

A Nova Aliança tem como foco principal da ação o combate ao tráfico de drogas, principalmente na região de fronteira entre Brasil e Paraguai. É realizada por meio de cooperação internacional, com o objetivo de erradicar o cultivo por meio do compartilhamento de cannabis em território paraguaio, cuja grande parte da destinação, segundo o Governo Federal é o território brasileiro.

Com compartilhamento de dados de inteligência, integração de recursos humanos e aplicação conjunta de equipamentos, veículos e aeronaves, as forças policiais apreenderam, desde 2010, mais de 2.505 toneladas de maconha.

Durante o evento, quem apresentou o balanço da operação foi o coordenador-geral de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas da Polícia Federal, Elvis Secco. Ele também discursou sobre a atuação da Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas e expectativas para os próximos meses. “Em 2020, esta é a primeira operação que nós fazemos. A nossa meta são seis operações por ano, ou seja, tentar fazer uma a cada dois meses e, com isso, atingir números muito mais expressivos”.

CIOF

A comitiva de Brasília visitou ainda toda a estrutura do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), coordenado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e inaugurado em dezembro do ano passado no Paraná. O Centro, que está instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, é formado por forças nacionais e estaduais, que trabalham de forma integrada em ações estratégicas desenvolvendo operações ostensivas, auxiliando em investigações e combatendo facções criminosas.

Para o secretário Marinho, o alto índice de apreensão de droga é resultado da parceria entre órgãos, agora com maior força com a criação do Centro Integrado de Operações de Fronteira. “As fronteiras continuam fechadas e as forças de segurança, estaduais e federais, vêm batendo recordes de apreensão do ilícito. Isso mostra que estamos no caminho certo, que temos que dar prioridade para esse assunto”, disse.

Colaboração AEN