Governo do Paraná divulga pacote de estímulo ao emprego

De Barbara Schiontek | 16 de fevereiro de 2021 | 12:06
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Nesta segunda-feira, (15) um conjunto de ações para estimular a empregabilidade nos próximos meses foi divulgado pelo Governo do Paraná. A nova campanha do aplicativo Paraná Serviços, parceria com o Google para qualificação em Tecnologia da Informação, cursos das Carretas do Conhecimentos e programa Emprega Mais Paraná, são algumas das ações previstas para movimentar o setor.

O objetivo das atividades é fazer com que o Paraná continue liderando o ranking nacional de colocação de profissionais em trabalhos, por meio de agências. Em 2020, foram 74.615 trabalhadores encaminhados para vagas de emprego com carteira assinada.

Recomeça Paraná

A principal medida acontece pelo programa Recomeça Paraná. Com previsão de início em abril, o projeto tem busca estimular a geração de emprego e renda, com apoio das Agências do Trabalhador.

De acordo com a diretora do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda, Suelen Glinski, as agências ampliarão o raio de atuação, oferecendo microcrédito, qualificação profissional e inovação a partir deste ano. As agências são vinculadas à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. “É uma parceria com a Fomento Paraná. Em cada agência haverá uma pessoa especializada oferecendo crédito para quem quer empreender, sempre com juros subsidiados”, explicou.

Emprega Mais

O secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, destacou que a secretaria vai intensificar a ação Emprega Mais Paraná, disponibilizando oportunidades de trabalho para os moradores de diferentes municípios do Estado.

Segundo Leprevost, as Agências do Trabalhador de 15 municípios estão atuando na colocação de trabalhadores em 679 vagas ofertadas pela C.Vale – Cooperativa Agroindustrial, em Palotina e região.

As vagas estão sendo oferecidas nas Agências do Trabalhador de Alto Piquiri, Altônia, Assis Chateaubriand, Cafezal do Sul, Formosa do Oeste, Guaíra, Iporã, Maripá, Nova Santa Rosa, Palotina, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Terra Roxa e Toledo.

Google

Com o objetivo de proporcionar uma qualificação profissional para jovens de famílias de baixa renda, o Governo do Estado firmou uma parceria com a Google, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a empresa JA Brasil, para oferecer um curso de Tecnologia da Informação (TI).

A expectativa é formar 300 pessoas em TI, em 2021. As vagas são direcionadas para jovens que tenham vínculo com os Centros da Juventude de seus municípios. A primeira turma será aberta em março e vai ofertar 60 vagas no formato online. As inscrições podem ser feitas até 23 de fevereiro. O programa é totalmente gratuito para o participante e no final do curso haverá certificação pelo Google.

Carretas do Conhecimento

O Governo do Paraná também retomará o projeto Carretas do Conhecimento, suspenso em março de 2020, devido à pandemia do coronavírus. O programa funciona em parceria com a Fundação Volkswagen e o Senai-PR.

A nova proposta terá início em março, em 30 municípios do Paraná, totalizando 90 turmas. O objetivo é capacitar mais de 1,6 mil alunos em nove cursos diferentes: panificação, costura industrial, aperfeiçoamento em mecânica industrial, manutenção e instalação de ar-condicionado split, mecânica de automóveis, aperfeiçoamento em eletricidade automotiva, noções de mecânica de motocicleta e instalações elétricas prediais.

Ainda em virtude da crise sanitária, as aulas foram adaptadas e serão realizadas 75% de maneira online, por Ensino a Distância (Ead) e 25% de forma presencial, com as aulas práticas ocorrendo nas unidades do Senai no Estado.

No primeiro semestre a Carreta do Conhecimento vai passar por Curitiba, Campo Largo, Colombo, São José dos Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Palmas, Francisco Beltrão, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Toledo, Umuarama, Paranavaí, Londrina e Santo Antônio da Platina.

Agência do Trabalhador

A partir do dia 22 de fevereiro, a Agência do Trabalhador de Curitiba será reaberta para atendimento de intermediação de mão de obra. Vão ser seguidas as medidas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus. O atendimento será realizado somente mediante a agendamento prévio.

A Agência do Trabalhador Central de Curitiba funcionará das 13h às 17h. Para os demais postos do Estado, a reabertura fica a critério das administrações municipais, de acordo com os decretos de cada cidade para o enfrentamento à pandemia.

Colaboração AEN