Guia lista candidaturas de mulheres à Câmara de Curitiba

De lucianpichetti | 23 de outubro de 2020 | 15:28
Foto: Divulgação

As mulheres são maioria entre os eleitores de Curitiba – representam 53,8% dos votos na capital paranaense, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Contudo, na Câmara de Vereadores, segundo os dados das últimas eleições, as mulheres representam 22% do total de parlamentares: são apenas oito vereadoras entre 38 homens.

Essa assimetria entre a porcentagem de mulheres na população e a porcentagem de representantes mulheres na Câmara de Curitiba pode começar a ser superada com uma maior divulgação da oferta de candidatas às eleições de 2020. Pensando nisso, o perfil do Instagram “Vota Mulheres” vai divulgar candidaturas femininas, de todos os partidos políticos, até o dia da eleição municipal, em 15 de novembro.

O objetivo do projeto é aproximar o eleitorado, principalmente as mulheres, da diversidade de candidatas e de suas propostas de mandato, facilitando a divulgação das campanhas femininas e incentivando o aumento do número de mulheres na Câmara de Vereadores de Curitiba. O perfil pode ser usado como um guia para quem está buscando uma representante para votar nas próximas eleições.

Um dos obstáculos ao aumento do número de mulheres no poder é a menor disponibilidade econômica por parte das candidatas e, consequentemente, o menor acesso à recursos para a divulgação das candidaturas. Por meio do perfil “Vota Mulheres”, as idealizadoras do projeto, Daiane Lohse e Helena Salvador, buscam facilitar o contato do eleitorado com as potenciais vereadoras.

Como divulgar

Para as mulheres que querem divulgar sua candidatura através do perfil “Vota Mulheres” é necessário entrar em contato com o projeto através do link disponível na bio do perfil no Instagram. Será priorizada a divulgação das candidatas que procuram a página como ferramenta de apoio para publicizar suas candidaturas.

Da redação com assessoria