Igreja promete imunização contra o coronavírus e Ministério Público alerta sobre possível responsabilização

De Scheila Pessoa | 3 de março de 2020 | 10:32
(Foto: Reprodução Facebook)

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) tomou conhecimento, depois de receber denúncias por meio de mensagens e postagens pelas redes sociais, de um culto contra o coronavírus que prometia imunizar pessoas em uma igreja da capital gaúcha. O culto aconteceu no último domingo (1º).

De acordo com a postagem divulgada nas redes sociais da Catedral Global do Espírito Santo, autoptoclamada “Casa dos Milagres”, o culto chamado “O Poder de Deus contra o coronavírus”, chamava os fiéis para a “unção com óleo consagrado no jejum para imunizar contra qualquer epidemia, vírus ou doença”.

O MPRS tomou uma série de providências nas áreas cível e criminal. Segundo a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do MPRS, Angela Rotunno, a conduta pode estar enquadrada na área criminal, como charlatanismo ou curandeirismo e, caso tenha havido qualquer tipo de pagamento, também pode ser considerado estelionato. O Ministério Público ainda notificou a federação a qual pertence a igreja que promoveu o ato, solicitando explicações. Já na área cível, além de responder por responsabilidade civil, existe a possibilidade de ressarcimento por qualquer tipo de dano físico ou moral que possa ter acontecido.

A coordenadora reiterou que as pessoas devem procurar os órgãos ligados à área da saúde em caso de dúvidas ou se apresentarem algum sintoma. “Compreendemos que diante de uma situação de fragilidade emocional as pessoas sintam necessidade de buscar algum tipo de apoio em outras áreas. Entretanto, são as secretarias de saúde, municipal e estadual, e o Ministério da Saúde que devem ser procurados”, salientou.

O MPRS alerta que quem souber da existência desse tipo de culto, pode denunciar para as autoridades de segurança, inclusive o Ministério Público, para que sejam adotadas as providências cabíveis.

Colaboração MPRS