Mamografia pode ser agendada pela Central de Teleatendimento da Saúde

De lucianpichetti | 23 de outubro de 2020 | 14:57
Foto: Divulgação

A Central de Teleatendimento da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, instalada em março para orientações sobre o novo coronavírus, oferecerá um novo serviço. A partir desta segunda-feira (26) exames de mamografia para mulheres residentes em Curitiba poderão ser agendados diretamente pelo telefone pelo 3350-9000.

As orientações e monitoramento da pandemia continuarão sendo feitos normalmente mesmo com a chegada do novo serviço. A Central de Teleatendimento funciona todos os dias, das 8h às 20h. O agendamento do exame de mamografia por telefone estará disponível para mulheres cadastradas em alguma Unidade de Saúde de Curitiba, com 50 anos ou mais.

O novo serviço não exclui a opção para quem preferir marcar o exame diretamente na Unidade de Saúde de sua referência. A mamografia é um exame de rotina e de prevenção ao câncer de mama que por orientação do Ministério da Saúde deve ser feito por mulheres acima de 50 anos a cada dois anos.

Em Curitiba são oferecidos em média cinco mil exames de mamografia por mês, mais de 60 mil exames por ano. Pela Central de Teleatendimento também poderá ser feito o pré-cadastro de mulheres residentes em Curitiba que ainda não têm vínculo com a Rede Municipal de Saúde. Neste caso, não haverá agendamento do exame até o cadastro ser efetivado. As orientações serão fornecidas pela Central durante a ligação.

Busca ativa

Em outra frente de combate ao câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde fará também a busca ativa de pacientes da rede municipal que estão com os exames atrasados. A busca ativa será por meio de ligações com base no cadastro das unidades de saúde.

Em Curitiba, o acompanhamento da saúde da mulher é um serviço oferecido em todas as unidades básicas de saúde, durante o ano todo.

Mesmo as mulheres que não fazem parte do grupo de rastreamento (com 50 anos ou mais), quando necessário, são encaminhadas para o exame de mamografia em um dos prestadores de serviço da rede, após avaliação.

Da redação com assessoria