Morre arquiteto que revolucionou o transporte público de Curitiba

De | 6 de janeiro de 2020 | 10:01
(Foto: Comec)

O arquiteto Carlos Eduardo Ceneviva, responsável por inovar na mobilidade urbana de Curitiba, morreu na madrugada deste domingo (5), aos 83 anos. O profissional teve grande participação no modelo de transporte que é utilizado na capital paranaense, com a criação dos ligeirinhos, biarticulados e terminais.

Carlos Eduardo Ceneviva nasceu em Catanduva, em 1937. Cursou o ginásio e o científico em Londrina. Em 1968, formou-se na primeira turma de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), passando a integrar a equipe de arquitetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em 1971.

Já em 1973 assumiu a supervisão de Planejamento do instituto com participação direta no detalhamento dos setores estruturais e na implantação dos ônibus expresso. Presidiu o Ippuc entre 1979 e 1980, época em que foi implantado na cidade o conceito de Rede Integrada de Transporte, com o fechamento dos terminais e tarifa única.

Em 1989 passou a presidir a Urbs, tendo encaminhado o processo de incremento da Rede Integrada, com a implantação, em 1991, das Linhas Diretas (Ligeirinhos) e estações-tubo fora das canaletas. Em 1992, implantou os biarticulados no eixo Boqueirão. E em 1995, a frente da Urbs, durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, implantou o eixo Norte-Sul.

Essas obras contaram com investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro de um pacote que, além da inovação no transporte, dotou a cidade com as primeiras ruas da cidadania, os núcleos descentralizados de serviços públicos.

Até meados dos anos 2000, Ceneviva desenvolveu estudos e projetos de mobilidade no Brasil e exterior. De volta à Urbs, em 2005, foi um dos responsáveis pela elaboração do anteprojeto de ultrapassagem nas canaletas do expresso, que culminou com a implantação do Ligeirão, primeiro no eixo Boqueirão.

Cenevida foi convidado pelo prefeito Rafael Greca, em 2017, para ocupar a presidência da Urbs novamente, em sua atual gestão, mas declinou. O arquiteto foi convidado então a coordenar a área de transportes no Ippuc, o que resultou nos estudos do Ligeirão Norte-Sul, que está em processo de implantação, por meio de convênio com o BID.

Ceneviva foi um dos primeiros a receber a comenda da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais de Curitiba, entregue pelo prefeito Rafael Greca na atual gestão.

Colaboração Prefeitura de Curitiba