Mulheres, Mulheres: mostra de cinema reflete os dramas vividos pelas mulheres modernas

De Daniela Borsuk | 14 de dezembro de 2019 | 12:07
(Foto: Divulgação)

Neste sábado (14) e no domingo (15) acontece a mostra “Mulheres, Mulheres” na Cinemateca de Curitiba. Com entrada gratuita, a programação é promovida pelo blog de cinema “Vestido sem costura” e exibe cinco dramas femininos, do cinema clássico hollywoodiano ao cinema independente francês.

Os filmes selecionados são conduzidos por protagonistas, que encarnam os dramas da mulher moderna. A exibição dos longas será precedida de vídeos de apresentação de críticos e cineastas franceses como Paul Vecchiali, Marie-Claude Treilhou, Axelle Ropert, e seguida de debate entre os programadores e o público.

No sábado (14), às 19h, será exibido o filme “Uma Mulher Descasada”, com direção de Paul Mazursky. O melodrama conta a trajetória de uma mulher que busca reconciliação com sua identidade e com a sexualidade após ser trocada por outra mulher e ver acabar um casamento de 16 anos.

Já no domingo (15) estarão disponíveis dois filmes: Réquiem Para Uma Mulher e Nos Bastidores da Notícia. O primeiro narra a história de Pierre, que trabalha como mecânico e vive próximo à sua oficina há duas décadas. Sua paixão por música clássica o diferencia do ambiente ao redor, ao mesmo tempo em que evidencia sua marginalidade. Um dia, ele conhece uma mulher de 45 anos em um concerto na igreja. Ela é farmacêutica e moderna: faz o que quer, quando quer. No início, Pierre não consegue conquistá-la, até que recebe um telegrama no qual ela diz querer encontrá-lo.

Em Nos Bastidores da Notícia, a produtora (Holly Hunter) do telejornal de uma grande rede tenta manter um alto padrão de qualidade, apesar de ter que se virar de alguma maneira para aceitar o mais elegante âncora da rede, que representa tudo que ela odeia em notícia. Porém, mesmo assim ela se apaixona por ele. Quem vê tudo isto de perto é um colega de trabalho que é um ótimo profissional e melhor amigo dela, O colega é apaixonado por ela, apesar de não revelar este amor.

A Cinemateca fica localizada na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, no bairro São Francisco. Todas as exibições da programação são gratuitas.

Colaboração Fundação Cultural de Curitiba