Mulheres ocupam maioria dos cargos de gestão e chefia na Prefeitura de Curitiba

De Scheila Pessoa | 7 de março de 2020 | 12:54
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

Mais de 2.500 mulheres ocupam cargos de chefia e assessoramento na Prefeitura de Curitiba. São servidoras de carreira responsáveis pelo gerenciamento de equipes ou pelo assessoramento técnico de projetos. Segundo dados da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal, este número representa mais de 62% destas funções, que totalizam 4.151 chefias.

Curitiba proporciona as condições para que as mulheres acessem os cargos de chefia. A Prefeitura tem o compromisso da igualdade de oportunidades para as mulheres.

Nas próximas semanas, um comitê intersetorial coordenado pelo Departamento de Saúde Ocupacional voltará a se reunir para debater o tema nas secretarias.

Na avaliação da assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Elenice Malzoni, a representatividade feminina na Prefeitura é marcante também no comando das secretarias e órgãos. Um exemplo é a advogada e professora universitária Cibele Dias, chefe de Gabinete do prefeito Rafael Greca.

“Temos muitas mulheres que estão conduzindo políticas públicas”, observou a assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Elenice Malzoni.

Levantamento feito com base nas informações disponíveis nos sites das 27 capitais brasileiras mostra que Curitiba tem 12 pastas lideradas por mulheres. É o maior número entre as capitais da Região Sul. Florianópolis tem nove mulheres e Porto Alegre tem uma. Cidades como Salvador, Vitória e Maceió têm apenas cinco representantes mulheres no primeiro escalão. Cuiabá, três, e Goiânia, duas.

Consideradas todas as capitais, à frente de Curitiba estão São Paulo com 19, Belém com 17. Brasília, que não tem prefeitura, conta com 16. Fortaleza e Macapá empatam com 13 no comando das pastas.

À frente das políticas públicas

Também integram o primeiro escalão da Prefeitura de Curitiba as secretárias da Comunicação Social, Mônica Guimarães Santanna, da Educação, Maria Sílvia Bacila, do Meio Ambiente, Marilza Dias, as presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Dora Pizzatto, do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, as administradoras da Regional Cajuru, Adriane Cristina dos Santos, e de Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima.

Colaboração Prefeitura de Curitiba