Museu Oscar Niemeyer conquista prêmio nacional

De Daniela Borsuk | 12 de dezembro de 2019 | 10:40
(Foto:Cesar Brustolin/ SMCS)

O Museu Oscar Niemeyer (MON) conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

O programa premiado foi o Arte para Maiores, destinado a pessoas com idade superior a 60 anos com a proposta de aproximar esse público das artes visuais, em encontros mensais e gratuitos. 

Além da premiação, o programa registrou um aumento recorde de público neste ano. Em 2019, o número de participantes teve um acréscimo de 150% em relação ao ano passado.

É a segunda vez que esse programa é premiado pelo Ibram. Em 2014, recebeu o Prêmio Modernização de Museus.

Resultados como esses comprovam que as ações inovadoras desenvolvidas pelo MON têm estimulado a frequência ao Museu e o envolvimento de diferentes perfis de público nos programas educativos. 

“O Museu é um espaço vivo, de diálogo permanente, que deve extrapolar a função contemplativa e instigar a participação de seus visitantes, e o Arte para Maiores faz isso com excelência”, comenta a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

O Prêmio Darcy Ribeiro seleciona os dez melhores projetos desenvolvidos no ano por instituições museológicas que contemplam práticas de educação não formal. Tais projetos têm como objetivo a convergência entre cultura, arte e educação, de modo a contribuir na ampliação do acesso às manifestações culturais e ao patrimônio cultural brasileiro.

Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Colaboração Assessoria Imprensa