Museu Oscar Niemeyer prepara nova versão da exposição asiática

De Daniela Borsuk | 31 de janeiro de 2020 | 17:09
(Foto: AEN-PR)

A mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, inaugurada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) em março de 2018, terá muitas novidades ainda neste mês, com a substituição de cerca de 50% das obras expostas.

Por isso, a sala expositiva ficará fechada no período de 3 a 19 de fevereiro e será aberta ao público no dia 20, com as novidades. “A chegada da coleção asiática ao acervo do MON o elevou ao patamar dos grandes museus internacionais e sua atual renovação demonstra o interesse constante do Museu em permitir amplo acesso do público ao seu acervo”, afirma a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika.

“Garantimos que os visitantes terão o mesmo impacto da primeira montagem”, diz o embaixador Fausto Godoy, que há dois anos doou ao MON uma coleção de 3 mil peças de arte asiáticas reunidas por ele ao longo de sua carreira diplomática, de países como China, Japão, Índia, Paquistão, Butão, Irã, Afeganistão e Myanmar. “Com essa releitura, mostramos a grande variedade da coleção”.

Ele explica que, após a renovação, haverá vários destaques na exposição. Logo na entrada, será exibida uma lanterna de jardim japonesa, de pedra, do Período Meiji (1868-1912), “para dar boas-vindas aos visitantes”, diz Godoy. Na primeira sala, o público poderá também ver de perto pequenos unguentários de vidros, do século 1 AC. “São peças raras, com pouquíssimos exemplares no mundo”, explica o embaixador.

Outro ponto alto da nova exposição asiática será a cama com dossel do século 18, da Região de Hyderabad, na Índia. “O curioso é que essa peça foi feita com madeira Jacarandá da Bahia e com forte influência portuguesa”, explica Godoy.

Serviço

“Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”.

Abertura para o público: 20 de fevereiro.

Sala 5 (fechada para manutenção de 3 a 19 de fevereiro).

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Curitiba/Paraná.

Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

Quartas gratuitas

Colaboração AEN-PR