No Paraná, 11% do grupo prioritário foi vacinado contra a covid-19

De Barbara Schiontek | 12 de março de 2021 | 13:00
19.02.2021 - Vacinação Covid-19, na Igreja Santo Antonio em Curitiba. Foto: Gilson Abreu/AEN

Até ontem (11), o Paraná havia vacinado 450.589 pessoas contra a covid-19. O número representa 11,2% do grupo considerado prioritário, pelo Plano Estadual de Vacinação, contingente que abrange 4.019.115 paranaenses e que deve ser totalmente imunizado até o fim de maio.

O cálculo é diferente do utilizado sobre a população geral e leva em consideração que o Estado só tem recebido doses para vacinar o grupo prioritário.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, ao todo, foram aplicadas 600.421 doses. O quantitativo significa 60% do total de doses que o Paraná recebeu. Entre imunizantes da CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford, foram entregues 1.001.600 vacinas.

Definido pelo Ministério da Saúde e seguido no Paraná, o grupo prioritário é formado por: pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas ou não; população indígena em terras demarcadas; trabalhadores de saúde; pessoas em situação de rua; trabalhadores da força de segurança e salvamento; pessoas com comorbidades; trabalhadores educacionais e da assistência social; pessoas institucionalizadas com deficiência; pessoas com deficiência permanente severa; quilombolas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e ferroviário de passageiros; trabalhadores do transporte aéreo; trabalhadores portuários; população Privada de Liberdade (exceto trabalhadores de saúde e segurança); e trabalhadores do sistema prisional.

Colaboração AEN