Novo acolhimento é aberto para pessoas em situação de rua com suspeita de covid-19

De Barbara Schiontek | 8 de março de 2021 | 17:23
Foto: Andre Wormsbecker

Neste domingo (7), a Prefeitura de Curitiba abriu uma nova unidade de acolhimento para pessoas em situação de rua com suspeita de covid-19. O abrigo fica no bairro Campina do Siqueira e conta com 30 vagas, para homens e mulheres entre 18 e 59 anos.

A medida foi adotada em função do aumento do número de pessoas abordadas nas ruas que aceitam atendimento e apresentam sintomas gripais. Em apenas oito dias, a Fundação de Ação Social (FAS) encaminhou 42 pessoas para acolhimento com suspeita de covid-19. Durante todo o mês de fevereiro, foram 67 pessoas e, em janeiro, o número foi de 30.

Todas as pessoas encaminhadas para a nova unidade são atendidas pela equipe da Saúde do município e fazem o exame PCR. Se o resultado for positivo para a covid-19, o cidadão é encaminhado para a unidade de acolhimento institucional Santo Expedido, exclusiva para pessoas infectadas, no Alto Boqueirão.

Em caso de resultado negativo para a covid-19, o acolhido será mantido no abrigo em isolamento social por até 14 dias, de acordo com a recomendação médica.

Até o momento, 12 pessoas estão acolhidas na nova unidade, onde podem se alimentar, fazer higiene e dormir.

Proteção

Esta é a quinta unidade emergencial aberta durante a pandemia para atender pessoas em situação de rua, totalizando 205 vagas. As quatro primeiras, que recebem pessoas do grupo de risco da covid-19, além de casos suspeitos e confirmados, começaram a funcionar a partir de março de 2020.

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, diz que a abertura da nova unidade emergencial busca a contenção da transmissão do vírus e proteção das pessoas acolhidas durante o período de recuperação.

Cuidados

Desde o início da pandemia, a FAS adotou protocolos, como uso de álcool em gel, máscara, distanciamento e ampliação do atendimento às pessoas em situação de rua de Curitiba. Além dos novos abrigos emergenciais, mais unidades com atendimento 24 horas para essa população passaram a atender.

Para reforço do serviço de abordagem social foram contratados 35 educadores sociais por processo seletivo simplificado (PSS) e outros 120 cuidadores para apoiar as equipes nos acolhimentos.

O fornecimento de alimentos foi ampliado em todos os acolhimentos e as pessoas que ainda não se vincularam aos serviços da assistência social e às demais políticas públicas, são atendidas pelo Programa Mesa Solidária, parceria da FAS e da Secretaria Municipal da Segurança Alimentar (SMSAN) com organizações da sociedade civil.

A FAS também transformou a Praça Plínio Tourinho, no bairro Rebouças, em um complexo de atendimento para pessoas em situação de rua ou desabrigadas. O local está sendo chamado de Praça Solidariedade e conta com duas unidades de acolhimento com a oferta de alimentação, espaços para higiene pessoal, guarda-pertences, canil, lavanderia com tanques, máquinas de lavar e secar roupas.

Colaboração Prefeitura de Curitiba