Novo aplicativo amplia serviços de telemedicina no Paraná

De lucianpichetti | 6 de novembro de 2020 | 15:04
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Foi lançado nesta quinta-feira (5), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), um novo serviço de atendimento à população chamado Saúde Online Paraná. O aplicativo será usado como medida de prevenção e combate à Covid-19, além do monitoramento de doenças crônicas, que podem agravar o quadro clínico de pessoas contaminadas.

No aplicativo, disponível inicialmente para celulares com sistema operacional Android na Play Store, os cidadãos poderão acessar informações oficiais sobre o novo coronavírus e receber atendimento de profissionais da saúde de plantão, tanto para buscar orientações relacionadas à Covid-19, quanto para outras doenças.

A plataforma localiza as unidades de saúde mais próximas ao cidadão e apresenta informações sobre atendimentos. Em breve, o aplicativo estará disponível também na App Store para IOS.

Os cidadãos cadastrados no aplicativo podem incluir os familiares que não têm dispositivos móveis com acesso à Internet. Depois do cadastro, os pacientes passam por uma triagem rápida, selecionando as opções de Suspeita de Covid-19; Retorno de Covid-19 positivo; e Contato com Covid-19 positivo.

De acordo com o resultado da triagem, o paciente pode ser encaminhado a uma unidade de pronto atendimento ou realizar uma consulta remota com os médicos da plataforma, no período das 8 da manhã às onze horas da noite, diariamente. As consultas são realizadas pelo próprio aplicativo, por meio de Teleconsulta.

Caso seja necessário, os médicos podem prescrever medicamentos e emitir atestados digitais. Os médicos que atuam no Teleatendimento têm acesso ao histórico completo de consultas realizadas pelos pacientes, agilizando os diagnósticos e prognósticos.

Da redação com assessoria