Pagamento do IPVA retorna nesta quinta-feira

De Redação | 20 de abril de 2021 | 13:14
Foto: José Fernando Ogura/AEN

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 será retomado nesta quinta-feira (22), com o início do vencimento da terceira parcela, seguindo a ordem do final das placas até o dia 28 de abril.

No mês passado, devido aos efeitos causados pela pandemia do coronavírus, o vencimento das parcelas foi adiado em um mês. Dessa forma, as três parcelas restantes tiveram os prazos adiados em um mês: a terceira, que deveria ser paga em março, teve seu prazo postergado para abril, e assim sucessivamente, até a quinta e última parcela, em junho. 

O objetivo do adiamento foi de oportunizar ao contribuinte a manutenção de suas obrigações tributárias com o Paraná, considerando a vigência do Decreto nº 4.319, de 23 de março de 2020, que declarou estado de calamidade pública, e as medidas restritivas visando o enfrentamento da emergência de saúde pública do Decreto nº 6.983, de 26 de fevereiro de 2021.

A proposta não acarreta renúncia de receita, mas apenas o adiamento dos vencimentos parcelados do IPVA 2021. Os demais critérios previstos na legislação, como acréscimos financeiros e quantidade de parcelas, permanecem os mesmos.

Como fazer o pagamento

Em dezembro do ano passado, o pagamento do IPVA 2021 passou a poder ser feito em até cinco parcelas mensais.

Importante lembrar que os contribuintes não receberão boleto para efetuar o pagamento, nem qualquer outro tipo de correspondência. Para emitir a guia, é necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda. É preciso ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Com o número do Renavam também é possível pagar o imposto diretamente nos caixas ou canais de atendimento de sete bancos credenciados: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop.

A quitação do IPVA é requisito obrigatório para emissão de certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR.

Informações da Agência Estadual de Notícias