Paraná não terá seções eleitorais em presídios

De lucianpichetti | 24 de agosto de 2020 | 15:22
Eleições 2020
Foto: Agência Brasil

O Paraná não terá locais de votação nestas eleições em estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes. O motivo, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), é que não houve número suficiente de eleitores para criação das seções.

Pelo Calendário Eleitoral, previsto na resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) n.º 23.627/2020, esta segunda-feira (24) é o último dia para os tribunais regionais eleitorais criarem, no Cadastro Eleitoral, as seções eleitorais dos estabelecimentos penais e das unidades de internação de adolescentes, caso ainda não existam.

Calendário eleitoral

O Calendário Eleitoral foi modificado pela Emenda Constitucional nº 107/2020, devido à pandemia de Covid-19. A emenda promulgada pelo Congresso Nacional adiou o primeiro e o segundo turno das eleições, que ocorreriam em outubro. As novas datas são 15 e 29 de novembro deste ano. A identificação biométrica foi suspensa pela Justiça Eleitoral.

Eleitorado

Segundo o TSE, 8,1 milhões eleitores paranaenses estão em dia com a justiça eleitoral e poderão participar do pleito. Com isso, o Estado é o sexto maior colégio eleitoral do Brasil, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

De acordo com os dados do TSE, a capital paranaense continua sendo o maior colégio eleitoral do Paraná, com 1,3 milhão eleitores aptos. Sobre o perfil do eleitorado curitibano, 727.248 são mulheres, o que representa 54%. Em relação ao grau de instrução, a maioria dos eleitores de Curitiba (30%) possui o Ensino Médio Completo e 22% concluíram o Ensino Superior.