Pesquisa aponta queda de 46% nas vendas para o Dia dos Namorados

De lucianpichetti | 9 de junho de 2020 | 15:32
Foto: Pexels

A exemplo das pesquisas anteriores para a Páscoa e Dia das Mães, o impacto da pandemia do novo coronavírus afetará o comércio de Curitiba também no Dia dos Namorados. O levantamento do Datacenso, encomendado pela Associação Comercial do Paraná, mostra que a estimativa é de haja uma queda de 46% nas vendas para esta data em relação a 2019.

Foram ouvidos 333 entrevistados na capital paranaense – 100 comerciantes e 233 consumidores – entre os dias 29 de maio e 3 de junho, com grau de confiança de 95%. A pesquisa teve como público 51% do sexo masculino e 49% do sexo feminino. Dentre os entrevistados, 69% moram junto com seu parceiro ou parceira e 31% não moram.

Pessimismo

Os comerciantes estão pessimistas. 75% dos entrevistados acreditam que as vendas serão inferiores neste Dia dos Namorados em relação à mesma data do ano passado; 6% acham que venderão a mesma coisa; 5% acham que venderão mais e 14% ainda não sabem.

Em relação ao seu próprio negócio, os comerciantes estão preocupados com o futuro (41%); 30% estão esperançosos; 21% estão desanimados e 8% estão aguardando novas oportunidades chegarem.

Já em relação à expectativa dos comerciantes em relação à economia, 56% estão preocupados; 25% estão desanimados; 13% estão esperançosos e 6% aguardam novas oportunidades.

Impacto

A pesquisa quis saber o impacto da pandemia no comércio de Curitiba. 83% dos entrevistados responderam que tiveram de fechar as portas e 17% não precisaram fechar. Mas a diferença é grande entre comerciantes do bairro e do centro da cidade, sendo que 8% dos comerciantes do centro não fecharam contra 23% dos comerciantes de bairro. Já entre os que tiveram de fechar as portas, 92% são do centro e 77% nos bairros.

A maior parte dos comerciantes ficou sem trabalhar até 15 dias (29%); 21% fecharam de 16 a 30 dias; 19% fecharam mais de 60 dias; 17% entre 31 e 45 dias e 13% entre 46 e 60 dias.

A pandemia afetou o comércio curitibano, conforme mostra a pesquisa. 87% tiveram queda nas vendas; 65% tiveram alteração no fluxo de clientes; 56% enfrentaram falta de recursos para pagamento de seus compromissos; 54% ficaram sem capital de giro; 38% fizeram dispensa temporária de funcionários e 32% demitiram funcionários. Este item tem total maior do que 100% porque mais de um fator pode ser escolhido.