Pinguins recuperados serão soltos em Pontal do Sul

De Daniela Borsuk | 13 de dezembro de 2019 | 18:45
(Foto: Divulgação)

Na segunda-feira (16), oito pinguins-de-Magalhães serão soltos na entrada principal de Pontal do Sul, no Litoral do Paraná. As aves foram encontradas debilitadas, passaram por uma recuperação e estão serão reinseridas na natureza.

Na temporada de 2019 (maio a outubro) a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atendeu 14 pinguins que precisaram de tratamento. Destes, seis morreram e oito permanecem em assistência e estão sendo preparados para soltura em ambiente natural.

Durante o tratamento, as avaliações locomotoras (em chão cimentado liso e seixos rolados) e de submersão em água individualmente e em grupo foram intensificadas e trouxeram bons resultados para sete pinguins. Ainda, outras ações vêm sendo realizadas para auxiliar na recuperação dos animais. A frequência da oferta de alimento foi ajustada para minimizar o estresse do manejo associado ao controle da massa corporal individual, minimizando patologias por imunossupressão. A quantidade de alimento está de acordo com valores para a espécie, associada ao complexo vitamínico espécie-específico para auxiliar no processo de mudas de penas.

A localização da soltura das aves na segunda-feira (16) pode ser acompanhada pelas redes sociais do laboratório, no @lecufpr. A orientação, caso a população encontre aves marinhas, pinguins, tartarugas, golfinhos ou baleias, debilitados ou mortos, é para que ligue para 0800 642 3341.

Colaboração Assessoria de Imprensa