Plataforma do MPPR traz guia sobre gestão da pandemia

De lucianpichetti | 22 de agosto de 2020 | 19:11
Foto: MPPR

Quanto as prefeituras paranaenses já receberam de recursos para tratar da contenção da pandemia de coronavírus? Como esses valores têm sido aplicados? Como está o índice de óbitos e a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado? Quais as mais recentes portarias do Ministério da Saúde relacionadas à gestão do problema? As respostas a essas e outras questões podem ser encontradas em um único canal: a plataforma Data Covid-19, ferramenta desenvolvida pelo Ministério Público do Paraná que reúne diversos painéis com informações sobre a pandemia.

Gerenciada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional do MPPR, a Data Covid-19 pode ser acessada no site da instituição, com consulta aberta para os integrantes do Ministério Público e também para a população. “Enfrentamos desde março, com o coronavírus, um problema comum, que interfere em várias frentes de atuação do Ministério Público, com reflexos nas áreas de saúde, patrimônio público, proteção dos idosos, criança e adolescente, entre tantas outras.

Nesse cenário, o MPPR buscou reunir em um mesmo espaço informações que possam auxiliar o trabalho dos agentes ministeriais no desenvolvimento e na execução de estratégias para conter o avanço do contágio em nosso estado e proteger de forma mais eficaz os direitos da população”, diz o procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia.

A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides, explica que a plataforma está em constante atualização.

“Nossa primeira ideia era um banco de dados para documentos e publicações ligados à pandemia, mas logo percebemos que havia uma gama muito maior de informações, de diversas áreas, que podiam ser reunidas no mesmo canal”, explica.

“Também optamos por manter todos os sistemas de consulta abertos à comunidade, que pode atuar como grande parceira da instituição na fiscalização da gestão da pandemia em seus municípios, além de contribuir com sugestões de novos materiais que podem ser incluídos nos painéis ou de temas a serem explorados”, conta Samia.

Acesso

Data Covid-19 pode ser acessada a partir da página principal do site do Ministério Público do Paraná. Todos os painéis são separados em ícones de fácil entendimento, com destaque para as fontes de dados, e atualizados de forma permanente, conforme a periodicidade devida a cada matéria.

Em vários dos sistemas, é possível isolar as pesquisas por cidade ou área de atuação, além de produzir gráficos para facilitar a leitura das informações. Dúvidas e sugestões para o aprimoramento do sistema podem ser enviadas à Subplan, no e-mail [email protected].

Colaboração MPPR