Policiais militares são treinados para fazer ciclopatrulhamento no Litoral

De Barbara Schiontek | 13 de janeiro de 2021 | 18:27
Foto: AEN



As equipes policiais que fazem parte da Operação Verão Consciente 2020/2021 no Litoral, passaram nesta quarta-feira, (13), por uma capacitação sobre abordagens e outros técnicas policiais que podem ser feitas com o uso de bicicleta. O objetivo do treinamento é aperfeiçoar as habilidades no trabalho preventivo e ostensivo com as bicicletas, desenvolvido desde o início da temporada. Policiais militares de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná participaram das atividades teóricas e práticas.

A instrução foi aplicada pelo comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), major Marcos Tordoro, que desenvolveu há alguns anos, um projeto de policiamento com uso de bicicletas no meio urbano na região de Londrina, com a intenção de criar uma ponte de aproximação da PM com a população durante o trabalho de prevenção à criminalidade.

O policiamento com bikes é utilizado nas cidades de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos, nos balneários com maior concentração de comércios e circulação de pessoas. O ciclopatrulhamento já aconteceu em outros anos no Litoral durante a temporada de verão.

“O ciclopatrulamento é muito eficaz, pois é focado no policiamento de proximidade com o cidadão, com ações voltadas para atender a população. Hoje tivemos a oportunidade de estar aqui para conversar com os policiais que estão atuando no radiopatrulhamento com bicicletas, para falar um pouco de doutrina e promover exercícios práticos”, disse o major Marcos Tordoro.

O cabo Jefferson Aparecido Pereira, do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), também auxiliou nas instruções. A primeira parte da atividade ocorreu em sala de aula, onde o major detalhou aos policiais militares detalhes sobre o radiopatrulhamento com bikes e os efeitos da presença mais próxima da população na prevenção aos crimes.

Os exercícios práticos foram feitos num campo, onde os policiais militares aprenderam sobre os cuidados com a bike como, a postura correta e a regulagem do banco. Também exercitaram: abordagens, receberam dicas sobre a condução e frenagem e técnicas de tiro policial com bike. A instrução serviu para nivelar conhecimentos e padronizar condutas de ciclopatrulhamento.

Colaboração AEN