Prevenção ao coronavírus altera rotina dos serviços em Curitiba

De | 13 de março de 2020 | 18:53
(Foto: Prefeitura de Curitiba)

Por causa do estado de pandemia do coronavírus, os serviços da Prefeitura de Curitiba e dos órgãos públicos está passando por alterações na rotina. As medidas afetam desde o funcionamento do transporte público até reuniões da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab).

De acordo com a Urbs, que opera o sistema de transporte coletivo de Curitiba, os 1,2 mil ônibus que rodam diariamente já começam a circular com cartazes informativos. As telas da Midiaplan também contam com orientações, além do sistema sonoro dos biarticulados.

Os terminais e estações-tubo estão sendo equipados com recipientes de álcool gel para os colaboradores. A higienização dos ônibus e a limpeza dos veículos nas garagens também foram reforçadas. Além disso, motoristas e cobradores estão sendo orientados a abrir as janelas dos coletivos antes mesmo da saída das garagens.

Apesar da mudança na rotina, os ônibus e terminais vão continuar operando normalmente, sem restrições em relação à aglomeração de pessoas.

Rodoferroviária

Na rodoferroviária de Curitiba – por onde passam mais de 18 mil pessoas por dia -, as orientações estão sendo transmitidas pelo sistema de alto-falantes e por meio de cartazes. O terminal já implantou 12 dispensers de álcool gel para os passageiros.

Cohab

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, para evitar a aglomeração de pessoas, a Cohab decidiu nesta sexta-feira (13) mudar a maneira de apresentar aos inscritos os empreendimentos ofertados. Portanto, as reuniões marcadas para a próxima semana foram suspensas.

Para que os inscritos não tenham prejuízo e para dar sequência às parcerias, os convocados receberão, por email, um link de um vídeo com o mesmo conteúdo das reuniões presenciais. “Serão apresentados os conjuntos residenciais e condições de financiamento. Dúvidas poderão ser sanadas por telefone ou e-mail”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Os outros serviços da Cohab continuam funcionando normalmente na sede e agências das Ruas da Cidadania.

Casos confirmados

As determinações da prefeitura acontecem na semana em que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou oficialmente que o Paraná tem seis casos confirmados do novo coronavírus – cinco deles em Curitiba e um em Cianorte.

De acordo com a Sesa, todos os pacientes estão em isolamento domiciliar. Eles estão sendo acompanhados dioturnamente pela secretaria. Apesar da contaminação, o estado de saúde dos pacientes é estável.

Em entrevista coletiva, realizada no fim da manhã de quinta-feira (12), a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, garantiu que não há cicrulação do vírus em Curitiba. Da mesma forma, o secretário de estado da saúde, Beto Preto, afirmou que “não há motivo para pânico” e que “o Paraná está preparado para tratar o coronavírus”.

Também durante a coletiva, os secretários reafirmaram ações de prevenção e pediram que a população deixe de buscar tratamento em hospitais diretamente. A orientação é sempre procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) caso a pessoa apresente os sintomas. O Samu também está preparado para orientar a população, através do telefone 192.

Saiba como se prevenir

– Lavar as mãos com frequência com água e sabonete líquido ou higienizá-las com formulação alcóolica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir.
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e sempre higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos, cigarros ou batons.
– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
– Evitar contato próximo com animais silvestres e animais doentes em fazendas ou criações.
– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos).

Colaboração Scheila Pessoa e Prefeitura de Curitiba