Procon-PR faz alerta sobre golpe por transferências do PIX

De Barbara Schiontek | 15 de janeiro de 2021 | 15:48
Foto: AEN

A tecnologia é uma ferramenta que facilita muitos processos, mas é preciso tomar cuidado com os golpes digitais. O Procon-PR, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, orienta o consumidor sobre os cuidados que devem ser tomados com os golpes que podem acontecer por meio do PIX.

O PIX é um recurso recente, lançado em outubro de 2020, ele permite o pagamento eletrônico em todo o Brasil. O crime relacionado ao PIX funciona quando algum golpista consegue invadir a conta do WhatsApp, seja por algum link que o usuário entrou ou algum dado pessoal que foi disponibilizado por alguma mensagem ou ligação, e manda mensagem para seus contatos pedindo alguma transferência pelo mecanismo.

A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, destaca que as transferências pelo PIX são feitas em até 10 segundos e isto dificulta a reversão da situação. “Em casos de dúvidas sobre a garantia de seus direitos, orientamos que o consumidor procure o Procon-PR”.

O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, diz que é preciso tomar cuidado com os pedidos de transferência via mensagem. É importante sempre chegar a autenticidade do pedido.  

Colaboração AEN