Projeto dá oportunidade de renda para mulheres da Vila Torres

De lucianpichetti | 16 de outubro de 2020 | 17:32
Foto: Divulgação

Moradoras da Vila Torres, em Curitiba, estão recebendo capacitação profissional para atuarem como diaristas e assim gerarem renda para suas famílias. A iniciativa faz parte do projeto SOS Vila Torres e conta com apoio de Província Marista Brasil Centro-Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que fará a emissão do certificado de formatura da primeira turma, a ser realizada neste sábado (17), às 16h, no Colégio Esperança, na Vila Torres. Um próximo curso já está sendo preparado e deve ter início em novembro.

Coordenado pelo Grupo Carisma (Jesuítas, Maristas, Vicentinas, Bernardinas, Redentoristas e Bom Jesus-Franciscano) e ministrado pelos profissionais da saúde do Posto Capanema, o Curso Profissionalizante de Diaristas contou com a participação de 13 mulheres na primeira turma.

“Essa iniciativa visa auxiliar as participantes a entrar no mercado de trabalho e gerar renda para as pessoas que estão desempregadas e não tem uma educação formal”, destacou o Padre Joaquim Parron, coordenador do SOS Vila Torres.

Conforme conta Parron, o curso tratou da ética profissional, modos de apresentação no trabalho, o planejamento da limpeza, cuidados pessoais, ergonomia, uso de produtos de limpeza e vários outros temas ligados ao trabalho de diarista, na linha da limpeza e do cuidado das casas.

Os temas foram tratados na linha teórica e prática. No último dia, foi realizado um estágio supervisionado e remunerado nas casas de moradores idosos na própria Vila Torres. Além disso, o Grupo Carisma doou um kit limpeza para cada uma das alunas que fizeram o curso. As participantes também receberam um cartão de visita personalizado com seu nome em formato digital e impresso.

Sobre o SOS Vila Torres

O SOS Vila Torres teve início em março, com o objetivo de atender às principais necessidades da comunidade, especialmente neste momento de pandemia. A campanha continua recebendo doações e quem quiser pode levar sua contribuição na Capela Nossa Senhora Aparecida, que fica na frente Rua Guabirotuba, 770, Vila Torres, Curitiba. As informações para saber mais sobre o projeto e colaborar com doações financeiras podem ser encontradas em: http://conteudo.marista.org.br/vila-torres

Sobre a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) é uma unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizada em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia. A instituição atua em prol da missão Marista, que é ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco nos direitos de crianças e jovens. Saiba mais no site: marista.org.br.

Da redação com assessoria