Reitor e vice-reitora da UFPR serão reconduzidos aos cargos

De lucianpichetti | 10 de dezembro de 2020 | 15:26
Foto: Marcos Solivan Sucom/UFPR

O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou um decreto que reconduz o professor Ricardo Marcelo Fonseca ao cargo de reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10). Com o decreto, a vice-reitora, Graciela Bolzon de Muniz, também é reconduzida ao cargo. O mandato é de quatro anos.

Cerimônia

A cerimônia de recondução será realizada às sete horas da noite de 15 de dezembro, durante as comemorações pelo aniversário da UFPR. A comemoração dos 108 anos da federal será transmitida pelo canal do Youtube da UFPR TV. O evento é a Sessão Pública e Solene do Conselho Universitário (COUN), órgão máximo deliberativo da universidade.12

Apenas o reitor Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz estarão presentes no Teatro da Reitoria, de onde a cerimônia será transmitida. Os conselheiros do COUN vão participar de forma remota.

Aniversário

O aniversário da UFPR é no dia 19 de dezembro. A universidade foi fundada no mesmo dia da emancipação política do Paraná, em 1912,  e é a instituição federal de ensino superior mais antiga do Brasil. Hoje a UFPR tem 38.242 alunos em 136 cursos de graduação, 126 cursos de especialização e 88 programas de mestrado e doutorado. A comunidade acadêmica também é formada por mais de 2500 professores e 3450 técnicos administrativos, sendo que 1485 atuam no Complexo Hospitalar de Clínicas (CHC/UFPR).

A UFPR ocupa uma área construída de 496 mil m2 em seis cidades do estado: são seis campi na capital Curitiba, três no litoral – em Pontal do Paraná e Matinhos – e três campi avançados no interior do estado: Jandaia do Sul, Palotina e Toledo.

Colaboração UFPR