Retorno dos 140 mil estudantes da rede municipal será no dia 12

De Daniela Borsuk | 4 de fevereiro de 2020 | 15:36
(Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

Os mais de 140 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino voltam às aulas no dia 12 de fevereiro, quarta-feira da próxima semana. Para os professores, as atividades começam dois dias antes, na segunda-feira (10), com estudos, formação pedagógica e planejamento.

Para preparar o retorno dos curitibinhas, além de reformas e melhorias em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados, haverá reuniões e estudos pedagógicos com os profissionais da educação, dentro do programa Veredas Formativas.

“Esses momentos para preparação e reflexão envolvendo nossos profissionais são muito importantes para a construção do plano de ação de cada unidade, porque terão influência nas atividades do dia a dia nos meses seguintes”, explica a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira.

O recesso de julho será a partir do dia 1º para os estudantes e as aulas serão retomadas no dia 20. O ano letivo de 2020 termina no dia 18 de dezembro.

Tudo em ordem

Nestas semanas que antecedem o retorno dos estudantes, a Secretaria Municipal da Educação tem realizado uma série de obras em 35 unidades, que recebem serviços manutenção e adequação em banheiros, calçadas, muros, telhados, redes elétricas e de gás, além de pintura e limpeza.

Pelo programa Escola Bem-Cuidada, a Prefeitura de Curitiba já investiu cerca de R$ 48 milhões em manutenção e equipamentos, desde 2017.

Os preparativos para a volta às aulas também incluem orientação aos motoristas por parte da Superintendência de Trânsito (Setran), pois o movimento e a concentração de carros, vans e ônibus aumentam com a abertura do ano letivo nas proximidades de escolas e creches.

Segundo a Setran, há um aumento médio de 30% no número de veículos circulando, principalmente em horários de pico: das 7h às 8h, ao meio-dia e às 18h.

Colaboração Prefeitura de Curitiba