Saiba como cuidar do seu pet no verão

De lucianpichetti | 22 de dezembro de 2020 | 17:45
Foto: Pexels

A estação mais quente do ano começou oficialmente no dia 21 de dezembro. Com as altas temperaturas e os dias mais longos, os brasileiros aproveitam o período para viajar e passear, quase sempre, acompanhados de seus pets, uma vez que é cada vez mais comum ter um animal de estimação. Somente no Brasil, são mais de 54 milhões de cachorros nos lares dos brasileiros, segundo dados da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Entretanto, as altas temperaturas exigem cuidados especiais com os cãezinhos. “É bastante comum, durante o verão, um aumento substancial das queimaduras e dermatites ocasionadas pelo sol, especialmente nas patas e nos coxins”, explica Marina Bonfim, médica veterinária especializada em Dermatologia. A preocupação é tamanha que a campanha “Dezembro Laranja”, focada nos seres humanos, também passou a sensibilizar os tutores sobre a importância da prevenção contra o câncer de pele nos pets.

Confira três mitos e verdades sobre os cuidados com os pets no calor:

Cachorro precisa passar protetor solar durante o verão? Verdade!

Ao levar seu cãozinho para passear durante o verão, especialmente se for entre as 10h e 16h, é importante passar uma loção bloqueadora solar. O protetor deve ser aplicado nas áreas onde não há pelos, como barriga, patas e focinho.

Cachorro pode ter câncer de pele? Verdade!

Segundo pesquisas, de 9% a 20% dos tumores cutâneos em cães evoluem para melanoma, câncer de pele. Portanto, é preciso ficar atento aos sinais, prevenir e evitar exposição solar nos horários mais quentes do dia. Ao levar seu pet para passear, verifique a temperatura do chão. Se estiver quente para a sua palma da mão, estará quente para o cachorro também. Nestes casos, o recomendado é que o passeio seja feito em solos naturais, como gramas.

Cachorro sente calor, por isso devemos tosá-lo no verão? Mito!

Ao contrário do que muitos imaginam, não precisamos tosar os cães no verão. Os pelos são responsáveis pelo controle térmico do cão, portanto, o recomendado é aparar a pelugem ou realizar a tosa higiênica, mas, não tosá-lo, por completo.

Da redação com assessoria