A Sanepar informa que, nos próximos dias, será necessário
interromper o fornecimento de água em algumas regiões de Curitiba e cidades da
Região Metropolitana devido à queda na produção de água causada pela estiagem
das últimas semanas. Além disso, houve aumento no consumo em função das altas
temperaturas.
Para não prejudicar sempre as mesmas regiões, a Sanepar está fazendo rodízio
entre os bairros.
A parada no fornecimento de água ocorre às 8h, com normalização prevista para a
manhã do dia seguinte.
Durante a normalização, que é sempre de forma gradativa, a recuperação pode ser
mais rápida em algumas regiões do que em outras.
Nas regiões mais distantes dos centros de reservação, o retorno ocorre mais
lentamente.
Confira:
18 de março de 2020
Início: 08:00
Normalização: 19/03/2020, às 08:00
Bairros afetados Curitiba: Água Verde, Fanny, Guaira, Parolin, Prado Velho, Cascatinha (parcial), Sta.Felicidade, São Braz, Rebouças, Campo Comprido, Cidade Industrial, Mossunguê.
Bairros afetados Araucária: Boqueirão, Cachoeira, Capela Velha, Centro, Costeira, Estação, Fazenda Velha, Laranjeiras, Passaúna, Sabiá, Vila Nova, D.
Victoria, Jd. Plinio, Iguaçu.
19 de março de 2020
Início: 08:00
Normalização: 20/03/2020, às 08:00
Bairros afetados Curitiba: Água Verde, Boqueirão, Capão Raso, CIC, Fanny, Fazendinha, Guaira, Hauer, Lindoia, Novo Mundo, Pinheirinho, Portão, Santa Quitéria, Seminário, Vila Izabel, Xaxim.
20 de março de 2020
Início: 08:00
Normalização: 21/03/2020, às 08:00
Bairros afetados:
Piraquara: Capoeira dos Dinos, Vila Santa Helena, Jardim Àguas Claras, Jardim Dos Estados, Jardim Veneza, Vila Osternak, Jardim Mirte, Jardim das Laranjeiras, Vila Remo, Jardim Olinda, Jardim Santa Maria, Planta Rita de Cássia, Jardim Dos Estados, Vila Izabel, São Cristóvão, Vila Marumby, Vila Juliana, Jardim Bom Jesus, Vila Fuck, Jardim Santa Mônica, Vila Dalila, Jardim Esmeralda, Jardim Primavera, Ipanema, Vila Militar, Vila Macedo, Vila Suzi, Planta Simone, Planta Cruzeiro, Vila Franca, São Cristóvão, Vila Juliana, Jardim Santa Clara, Jardim Santa Maria, Planta São Tiago, Vila Santa Helena e Planta Deodoro.
Curitiba: Bairro Alto
Curitiba (parcialmente): Tarumã , Capão da Imbuia , Bacacheri , Jardim Social , Barrerinha , Boa Vista , Santa Cândida , Tingui, Atuba , Campo de Santana , CIC , Ganchinho , Pinheirinho , Sítio Cercado , Tatuquara , Umbará.
Colombo: Atuba (parcial)
21 de março de 2020
Início: 08:00
Normalização: 22/03/2020, às 08:00
Bairros afetados:
Pinhais: Weissópolis 1, Palmital 1 e 2, Rural, Centro 1 e 2, Vila Amélia 2, Alto Atuba 1 e 2, Emiliano Perneta 1, Centro 1 e 2, Palmital 2, Rural, Estância Pinhais 1 e 2, Sete Vilas.
Curitiba (parcialmente): São Francisco, Bom Retiro, Mercês, Abranches, Bigorrilho, Mercês, Pilarzinho, São Lourenço, Vista Alegre, Cascatinha, São João, Cajuru, Uberaba, Boqueirão, Guabirotuba, Alto Boqueirão, Hauer.
Curitiba: Jardim das Américas.
22 de março de 2020
Início: 08:00
Normalização: 23/03/2020, às 08:00
Bairros afetados:
Curitiba (Parcialmente): Hauer, Guabirotuba, Boqueirão, Cajuru, Uberaba, Alto Boqueirão, Capão Raso, CIC, Pinheirinho, Sítio Cercado, Tatuquara.
Orientações
Em situações como essa, a Sanepar orienta a população para fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano para alimentação e higiene pessoal. Evite desperdícios: adie atividades não emergenciais, como lavagem de carros e calçadas.
Reutilize a água do enxágue da máquina de lavar ou do tanque para lavagem de calçados, pisos, tapetes, rega de plantas e mesmo para descarga de vasos sanitários. Verifique vazamentos em torneiras e tubulação interna do imóvel. Reduza o tempo de chuveiro e mantenha fechada a torneira em atividades como escovar os dentes, fazer a barba e lavar a louça.
Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800
200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo Sanepar Mobile.
Colaboração Sanepar