Shopping vai comercializar produtos sem cobrar valor de imposto

De Redação | 29 de maio de 2019 | 14:32

Nesta quinta-feira (30), o Shopping Curitiba adere ao Dia Livre de Impostos. Produtos vendidos nas lojas do shopping terão descontos correspondentes à taxa tributária que normalmente já está embutida no item. A data busca conscientizar e mobilizar consumidores sobe a alta carga tributária brasileira – uma das mais altas do mundo.

Empresas de vários setores do varejo participam da data para mostrar com clareza ao consumidor que boa parte do valor dos produtos, na verdade, são correspondentes a impostos.

O coordenador da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem Nacional (CDL), que organiza a iniciativa, explica também que esse valor cobrado nos produtos nem sempre é devolvido ao consumidor da melhor maneira. "Queremos mostrar para a população como as taxas são altas e o retorno dos tributos arrecadados na sociedade é baixo. Para se ter uma ideia, num ranking de 30 países, o nosso é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro à população", aponta.

No Dia Livre de Impostos, quem arca com as despesas da taxação é o empresário e, por isso, a data não configura sonegação de impostos, mas pelo mesmo motivo, nem todos os produtos entram na promoção. Cada loja indica certos itens que terão a taxa tributária descontada ao cliente. A diretora de marketing do shopping, no entanto, afirma que todo mundo sai ganhando. "Além da conscientização, nossos clientes podem comprar com valores mais atrativos e os lojistas ganham como aumento de fluxo de vendas", explica. 

O Shopping Curitiba fica na Rua Brigadeiro Franco, 2300. A lista completa das lojas participantes está no site www.dialivredeimpostos.com.br.

Colaboração Bruno Previdi, com Assessoria