Smart City Curitiba adota medidas para oferecer ambiente seguro contra coronavírus

De Scheila Pessoa | 6 de março de 2020 | 11:53
(Foto: Divulgação)

A terceira edição do Smart City Expo Curitiba, prepara medidas para que o evento internacional ocorra, nos dias 26 e 27 de março, em um ambiente totalmente seguro do coronavírus.

Nesta sexta-feira (6), Eduardo Marques, sócio-diretor da iCities, empresa organizadora, anunciou que estão sendo definidas diretrizes para que, durante o fórum, os participantes saibam que medidas preventivas devem tomar, como por exemplo, lavar as mãos e usar álcool gel. Embalagens do produto estarão espalhadas pelo Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

“Produtos desinfetantes, como sabonetes antibactericidas em todos os banheiros, serão oferecidos e qualquer pessoa inscrita que apresente sintomas tais como febre, tosse ou outro problema respiratório será aconselhada a não participar da feira e do congresso”, antecipou Marques, durante evento de apresentação dos palestrantes do Smart City Expo Curitiba.

A iCities também irá montar uma estrutura, com posto médico e ambulância, para atender eventuais casos suspeitos. “Além disso, brigadistas do centro de eventos irão abrir as portas a cada 20 minutos para que o ar seja renovado e circule”, acrescentou ele.

Speakers

O Smart City Expo Curitiba 2020, que tem o apoio da Prefeitura e do Vale do Pinhão, já tem confirmada a participação de 78 palestrantes nacionais e internacionais que irão falar sobre temas como mobilidade, governança e planejamento urbano.

Entre os nomes confirmados estão Tom Benson, arquiteto britânico que atua no Departamento de Estudos e Planejamento Urbano do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos; a pesquisadora Beatriz Barreto Lanza, membro do Smart City Smart Government Research Practice, na SUNY (State University of New York) de Albany (EUA); e Brenda Escobar, diretora do Centro de Conectividade e Infraestrutura Tecnológica da Agencia Digital de Inovação Pública de CDMX, na Cidade do México.

O colombiano Gil Peñalosa também está confirmado como um dos principais palestrantes do evento. Ele foi listado pelo Planetizen, em 2017, como um dos 100 urbanistas mais influentes de todos os tempos. Além disso, é fundador e presidente da organização sem fins lucrativos canadense 8 80 Cities, e já acompanhou gestores de mais de 350 cidades ao redor do mundo para a transformação de comunidades urbanas em espaços mais acessíveis, saudáveis e que ofereçam bem-estar para todas as pessoas.

Smart Plaza

Versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba terá área de exposição duas vezes maior do que o das edições anteriores, com empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações (em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo).

Como nas edições anteriores o Smart Plaza Vale do Pinhão será uma espécie de “coração” do evento internacional e mostrará as inovações que estão sendo desenvolvidas pelo Vale do Pinhão em Curitiba.

“O espaço irá reunir cerca de 60 expositores da capital, entre startups, empreendedores criativos e movimentos de  impacto social, que estão criando tecnologias e soluções para a chamada ‘revolução cotidiana’, aquela que muda o dia a dia das pessoas e também ajuda a rever a dinâmica e o planejamento das cidades, tornando-as ainda mais inteligentes”, explicou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, órgão ligado à Prefeitura e responsável pelo organização do estande.

No Smart Plaza Vale do Pinhão também serão apresentadas inovações do município que já beneficiam a população da capital, como os aplicativos Curitiba APP, 156 e Saúde Já, que levam os serviços da cidade para os smartphones dos moradores; os Faróis do Saber e Inovação, espaços makers de prototipagem para estudantes da rede municipal de ensino; os Worktibas, os primeiros coworkings públicos gratuitos do país; o programa de hortas urbanas, que beneficia hoje 7.409 pessoas em 31 espaços de cultivo de alimentos frescos e sem agrotóxico.

Fira Barcelona

Essa será a terceira edição do evento brasileiro chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona.

Em 2020, o tema do congresso será “Smart Cities: In Action”, criando uma espécie de evolução com relação a edições anteriores. “Temos seguido uma linha evolutiva nos temas de cada edição. A primeira trouxe a inovação como motor do desenvolvimento sustentável, o segundo foi sobre planejar as cidades inteligentes, e o terceiro, colocar as mãos à obra, integrando esses expositores para pensar no que podemos fazer juntos, enquanto humanos, para tornar as cidades mais inteligentes”, disse o diretor de novos negócios do iCities, Roberto Marcelino.

Serviço

  • Smart City Expo Curitiba 2020
  • Data: 26 e 27 de março
  • Local: Centro de Eventos Positivo, Alameda Ecologica Burle Marx, 2518, Santo Inácio, Curitiba

As inscrições e compra do passaporte para a área de congresso para a feira da Smart City Expo Curitiba 2020 podem ser feitas pelo site do evento. O acesso à exposição é grátis e à Smart Paza é grátis, mediante inscrição prévia no site.

Colaboração Prefeitura de Curitiba