Terminais de ônibus têm vídeos sobre processo eleitoral

De lucianpichetti | 5 de novembro de 2020 | 19:05

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), lança neste mês de novembro o projeto “Cabina da Informação” em parceria com a Empresa de Urbanização de Curitiba (URBS). Vídeos informativos serão veiculados diariamente nos seguintes terminais de ônibus da capital: Boqueirão, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Pinheirinho e Guadalupe, que fazem ligação com vários terminais da Região Metropolitana de Curitiba.

O diretor-executivo da EJE e juiz membro da corte, Dr. Carlos Ritzmann, explica que, no total, foram disponibilizadas 185 televisões, sendo 43 no Boqueirão, 17 na CIC, 29 no Guadalupe e no 96 no Pinheirinho. “Com essa estrutura, poderemos levar conhecimentos sobre todo o processo eleitoral de maneira rápida, didática e objetiva para mais de 130 mil pessoas por dia”, explica.

O projeto está em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, no que se refere ao fomento de instrumentos para consolidação da democracia.

Vídeos informativos


São, ao todo, 13 vídeos de 15 segundos cada, para serem assistidos enquanto o cidadão aguarda a chegada do ônibus, que abordam as seguintes temáticas:

– “Onde voto?”: indica ao eleitor os canais disponibilizados pela Justiça Eleitoral para verificar o local de votação;

– “Mesário”: aborda a importância do mesário e explica alguns dos benefícios;

– “Segurança da Urna Eletrônica”: aponta os principais mecanismos de segurança da urna;

– “Mulheres na Política”: tem como objetivo incentivar a participação feminina na política;

– “Seção Eleitoral e Zona Eleitoral”: aponta a diferença entre os termos.

Da redação com assessoria