Transporte de grãos por ferrovia cresce 128% do Oeste para Paranaguá

De lucianpichetti | 8 de julho de 2020 | 17:20
Foto: AEN

O volume de grãos transportados na malha ferroviária da região Oeste do Paraná até o Porto de Paranaguá mais que dobrou no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2019. O acréscimo foi de 128%.

Nos primeiros seis meses deste ano, o volume de grãos saltou de 133,2 milhões de toneladas úteis para 303 milhões de toneladas.

Outros tipos de carga também apresentaram aumento no transporte neste mesmo período. Houve acréscimo de 32% no transporte de fertilizante e de 31% nas cargas de cimento.

O volume total transportado do Oeste até Paranaguá foi 55% maior do que no primeiro semestre de 2019 – subiu de quase 386 milhões de toneladas para 598.

O resultado foi obtido mesmo com os efeitos da pandemia da Covid-19, que impacta diretamente nas operações e redução da demanda.

Segundo informações do governo do estado, uma parceria entre a Ferroeste, empresa estatal que opera a malha ferroviária entre Cascavel a Guarapuava, e a empresa Rumo Logística, que movimenta as cargas de Guarapuava para Paranaguá, foi um dos motivos para este resultado. A parceria foi firmada em fevereiro deste ano e tem como objetivo ampliar a capacidade de escoamento da safra da região Oeste pelo ramal ferroviário.

Em abril, a Ferroeste bateu recorde de movimentação do volume transportado da região Oeste, de acordo com informações do governo estadual. Foi o mês com a maior movimentação da história da companhia, chegando a 160 mil toneladas transportadas – o melhor resultado tinha sido alcançado em abril de 2019, com 115 mil toneladas.

Os bons índices do primeiro quadrimestre sucedem o resultado de 2019, primeiro ano fechado em que a Ferroeste deu lucro. A empresa começou a operar em 1996.

Colaboração AEN