Vacinação contra a gripe é aberta a toda a população

De Redação | 3 de junho de 2019 | 05:02

A partir desta segunda-feira (3) a vacina contra a gripe A será liberada para toda a população. Vale destacar, que são as doses que ‘sobraram’ do público-alvo da campanha, cuja etapa encerrou no dia 31 de maio.

“A vacina é a melhor maneira de se prevenir, é um ato de proteção”, afirma o secretário da saúde do Paraná, Beto Preto.

De acordo com o balanço de cobertura vacinal, os idosos e os funcionários do sistema prisional foram os que mais procuraram os postos para a vacinação, chegando a 100% do público imunizado no Paraná. Os indígenas registram 96% e as puérperas, 90%. Os demais grupos apresentam cobertura vacinal entre 60% e 89%.

O boletim sobre a situação da gripe influenza no Paraná divulgado na última semana pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) registra 133 casos confirmados, com 37 mortes. São 6 óbitos a mais que na semana anterior.

Os casos aconteceram em Almirante Tamandaré (menino de 1 ano), Paranavaí (adulto de 49 anos), Santa Terezinha de Itaipu, (idosa de 60 anos), Paranaguá (idosa de 75 anos), Curitiba (idoso de 76 anos) e Foz do Iguaçu (idoso de 91 anos).

Prevenção

“A gripe é uma doença respiratória aguda que deve ser levada a sério”, ressalta a enfermeira Vera Rita. Os sintomas são febre, tosse, dores no corpo e na garganta, fadiga e calafrio.

“Além da vacina, é importante adotar outras medidas de prevenção, como a higienização das mãos, manter os ambientes ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal. Ao tossir ou espirrar é preciso cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ou com a dobra do cotovelo”, aconselha.

Colaboração Secretaria de Estado da Saúde