Vereadores discutem multas a veículos no Aeroporto Afonso Pena

De Daniela Borsuk | 5 de novembro de 2019 | 10:27
(Foto: Divulgação)

O vereador Mauro Ignácio, da Câmara de Vereadores de Curitiba, expôs, no plenário, sugestões para prevenir a aplicação de multas desmedidas para usuários do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana.

“Das 35 mil multas aplicadas em 2017 e 2018 [na área de embarque e desembarque do aeroporto Afonso Pena], 20 mil foram para [veículos de] Curitiba”, pontuou. Ele ainda relatou a dificuldade de obter informações sobre as multas com o município vizinho.

“Será que as multas são legítimas? Qual é o tempo necessário para caracterizar o embarque e o desembarque de passageiros?”, Ignácio questionou em plenário. Segundo dados que o vereador obteve via Lei de Acesso à Informação junto à prefeitura de São José dos Pinhais, foram 18 mil multas em 2017, resultando numa arrecadação de R$ 872 mil, e 17 mil ocorrências no ano passado, perfazendo R$ 719 mil. A fiscalização seria feita por somente dois agentes de trânsito e pela Polícia Militar.

“Para mim, o agente está multando por câmeras [de vídeo, em vez de presencialmente]”, opinou Ezequias Barros (Patriota), que se queixou de ter sido multado duas vezes no aeroporto. Mauro Ignácio, que também teve essa experiência, afirmou que pediu as imagens das câmeras de segurança, para recorrer das multas, e não recebeu as gravações.

Maria Manfron (PP) e Bruno Pessuti (PSD) também comentaram a situação descrita por Ignácio. O vereador disse que apresentará formalmente sugestões à Infraero para que haja campanha educativa no local e que nova área para embarque e desembarque seja viabilizada. Ele vinha tratando do tema em plenário desde o início do ano, quando registrou o requerimento de informações na CMC.

Colaboração Câmara Municipal de Curitiba