Fiat Chrysler constrói hospitais de campanha para atender vítimas do Covid-19

De antoniosilvacwb | 1 de abril de 2020 | 14:12

A indústria automotiva brasileira está parada neste momento de reclusão, deixando de produzir motores e automóveis, mas nem tudo está quieto em algumas organizações. Muitas delas estão tomando iniciativas para tentar minimizar os problemas causados pelo coronavirus colocando toda a sua engenharia e tecnologia a disposição da população. Uma delas é a FCA – Fiat Chrysler Automóveis, que tomou a iniciativa de construir dois hospitais para o atendimento das vitimas do Covid-19, além de outras ações de responsabilidade social. As ações da FCA estão localizadas nas regiões de seus polos automotivos de Betim (MG) e Goiana (PE), onde possui fábricas de automóveis. Outra unidade da companhia fica em Campo Largo no Paraná. Em futuro próximo a FCA deverá anunciar ações de combate ao coronavirus também para a sua fábrica paranaense.

A companhia está mobilizada para implementar um amplo e consistente programa de suporte às medidas em curso nos níveis federal, estadual e municipal para superar a grave crise decorrente da propagação da Covid-19 no Brasil. Esse esforço está em sintonia com o compromisso global da FCA em ser uma cidadã corporativa presente e atuante junto às comunidades, especialmente em momentos delicados como este.

“Nosso programa está baseado em uma estratégia coordenada e multidisciplinar, que abrange desde doações às autoridades da Saúde até o aproveitamento dos conhecimentos e habilidades de nossos profissionais em áreas como Engenharia, Manufatura, Design, Finanças, Compras, Logística e Direito para auxiliar em diversas frentes no combate aos efeitos da pandemia no Brasil”, afirma Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina.

Antonio Filosa – Presidente da FCA América Latina

A FCA constituiu um comitê executivo interno, liderado por seu presidente e com reuniões diárias, que discute todas as oportunidades de cooperação e apoio no combate à pandemia, analisando aspectos operacionais, de compliance e governança – sempre em sintonia com o poder público e autoridades responsáveis pelas ações a serem implementadas.

A FCA também tem estimulado seus fornecedores e parceiros a se engajarem nesse esforço coletivo e darem suporte à ampliação da capacidade de atendimento médico-hospitalar nas diversas comunidades. A empresa estuda, ainda, formas de estimular seus funcionários a também participarem dessa empreitada.

O programa integrado da FCA para suporte no combate à Covid-19 no Brasil está baseado em três frentes principais de atuação. Uma delas é a contribuição para instalação de hospitais de campanha em Betim (MG) e em Goiana (PE), onde estão as suas principais plantas industriais.

Também vai usar a expertise e recursos da companhia para a produção e oferta de itens hospitalares altamente estratégicos neste momento. E doações e comodato de recursos e materiais diversos para apoio à área da Saúde.

Hospitais de campanha

Talvez a principal ação da FCA neste momento, seja a montagem de um hospital de campanha totalmente equipado para o atendimento de casos da Covid-19 no município de Goiana e região, na Zona da Mata Norte pernambucana. O prédio, construído pela FCA para a instalação de uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), está em fase de adequação para abrigar 100 leitos, dos quais três em sala vermelha (para abrigar casos mais graves, que demandem estabilização até o deslocamento para uma UTI) e outros 97 em enfermaria. Além dos leitos, também estão em preparação dez consultórios e uma sala de triagem para o atendimento da população.

O prédio conta ainda com posto de enfermagem, sala de inalação, sala de administração, banheiros e vestiários, centro de material e esterilização e sala de espera. Todos os espaços serão entregues devidamente equipados e prontos para operação.

O cronograma prevê a conclusão das obras na segunda quinzena de abril. O centro médico equipado será entregue ao Governo do Estado de Pernambuco, que se encarregará de sua operação e manutenção. Após a superação da crise da Covid-19, o hospital continuará a serviço da população, sob operação do Governo, funcionando como uma UPAE.

O Fiat Clube, área recreativa e esportiva da FCA em Betim, será parcialmente cedido à Prefeitura e ao Governo para abrigar um hospital de campanha.

A área de aproximadamente 1.500 m², foi transformada em um centro médico com capacidade para 200 leitos instalados pela Prefeitura de Betim. Será a porta de entrada no sistema municipal de Saúde para os pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus. Ali serão feitos o diagnóstico, a triagem e a internação. Casos que exijam cuidados adicionais serão transferidos para outros centros médicos da cidade.

Ventiladores pulmonares

A FCA está mobilizando recursos, profissionais e expertise para alavancar e acelerar a produção de ventiladores pulmonares no Brasil. O equipamento é decisivo para o tratamento dos casos mais graves da Covid-19, pois é utilizado para compensar a insuficiência respiratória dos pacientes.

O Governo Federal planeja adquirir mais 15 mil respiradores no curto prazo, mas a capacidade instalada para produção desses equipamentos no País, estimada em cerca de mil unidades por mês, não consegue atender à demanda emergencial em tempo hábil.

Diante desta dificuldade de produção de grande número de aparelhos, a FCA está dando suporte a fabricantes nacionais do equipamento para identificar suas necessidades frente ao desafio de aumentar rapidamente a produção.

Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes graves da Covid-19, pois o novo coronavírus provoca forte insuficiência respiratória nos pacientes.

Equipamentos de proteção médica

Também dentro do Polo Automotivo Fiat, a FCA está mobilizando know-how das áreas de Engenharia, Design e Manufatura para a produção em impressoras 3D de protetores faciais plásticos amplamente utilizados pelos profissionais da saúde no atendimento a pacientes da Covid-19.

A FCA também disponibilizou, em regime de empréstimo por comodato, 125 veículos dos mais diversos modelos dentro do portfólio da companhia para os governos das regiões onde atua.