O maior revendedor de automóveis do Sul do Brasil também se preocupa com o social e com o meio ambiente.

De antoniosilvacwb | 19 de dezembro de 2019 | 12:11

O maior conglomerado multimarcas de automóveis do Sul do Brasil e um dos maiores do Brasil é o Grupo Barigui, que surgiu há 26 anos com uma única concessionária e hoje espalha-se por Paraná e Santa Catarina como uma grande potencia do setor. E muito preocupado com o social e com o meio ambiente.

O Grupo Barigui é relativamente novo pelo tamanho que já alcançou. Hoje tem 60 concessionárias de automóveis. Emprega 3 mil pessoas e representa nada menos que 15 marcas de automóveis, estando presente em 16 cidades do Paraná e Santa Catarina. Em sua história já vendeu mais de 800 mil automóveis. E além da operação com carros novos, tem mais 40 pontos de vendas de seminovos. Representa as marcas Fiat, Ford, Toyota, Lexus, Renault, Volkswagen, Nissan, Kia, Hyundai, BMW, Mini, Jeep, Citroen, Caoa Chery e DAF Caminhões.

O patriarca do Grupo Barigui é Felix Bordin, que há 26 anos teve uma visão de futuro ao inaugurar sua primeira concessionária em Curitiba, a Fiat Barigui. O grupo é presidido por Ivo Roveda, que tem levado a empresa a se expandir a cada dia, com a incorporação de novas marcas e modalidades de serviços.

Instituto Barigui

O instituto Barigui é o braço social e de sustentabilidade do Grupo Barigui. Para isso, criou o Programa Concessionária Que Queremos. É o Compromisso assumido para tornar as concessionárias de veículos cada vez mais sustentáveis.Para o Grupo Barigüi as questões ambientais são tão importantes quanto a satisfação dos seus clientes. Por isso, foi criado em 2010 o Instituto Barigüi, para implementar processos de gestão ambiental em todas as concessionárias de veículos do Grupo e reduzir os impactos que a atividade automotiva gera ao meio ambiente.

O Instituto Barigüi surgiu com a missão de incorporar a sustentabilidade em todos os processos produtivos do Grupo Barigüi, e para isso, criou o Programa Concessionária Que Queremos, uma iniciativa pioneira que orienta e avalia os gestores e colaboradores na adoção das práticas ambientais, introduzindo um espírito de responsabilidade comum, em que todos assumem um papel de destaque na busca pelo desenvolvimento sustentável.

Todo o resíduo das empresas do Grupo Barigui no Paraná e em Santa Catarina, em sua grande maioria concessionárias de automóveis novos e usados, são reciclados pelo Instituto Barigui. E o valor arrecadado com isso é investido na formação de pessoas em vulnerabilidade social e deficientes, que depois de formados são absorvidos pelo próprio grupo ou por parceiros como funcionários contratados.