Fiat e Jeep cresceram 15% em 2019. Carro mais vendido foi o velho Chevrolet Onix

De antoniosilvacwb | 7 de janeiro de 2020 | 13:39
Jeep Renegade é sucesso desde seu lançamento
Jeep Renegade é sucesso desde seu lançamento

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) encerrou o ano de 2019 com 496.663 automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil, crescendo 14,5% em relação ao ano anterior. Com esse resultado, a FCA assegurou a liderança do mercado brasileiro em 2019, como a empresa com maior volume de veículos comercializados, alcançando 18,7% de participação de mercado e avançando 1,2 ponto percentual no market share acumulado em comparação com 2018.

Três modelos se posicionaram entre os 10 mais vendidos no ano no Brasil: Fiat Argo (79.004 unidades), Fiat Strada (76.275 unidades) e Jeep Renegade (68.736 unidades).

As duas principais marcas da FCA cresceram acima da taxa de expansão do mercado. A Fiat comercializou 366.012 veículos no ano, com um crescimento de 12,4% em relação ao volume do ano anterior. As vendas da Jeep somaram 129.483 unidades, com expansão de 21,1% na comparação com os resultados de 2018.

Argo Trecking contribuiu para o crescimento da Fiat

As duas marcas ganharam participação de mercado. A Fiat encerrou o ano com 13,8% de market share, avançando 0,6 ponto percentual em relação ao ano anterior. A Jeepalcançou 4,9% de market share, também com um crescimento de 0,6 ponto percentual.

Retomada do crescimento da Fiat no Brasil

No Brasil, a Fiat ampliou sua presença no mercado, conquistando market share. A marca lançou o Argo Trekking, o Cronos HGT, a Linha S Design (Toro, Argo e Cronos) e, no final do ano, o Toro Ultra e o Argo Trekking com câmbio automático.

No segmento hatch, a Fiat registrou crescimento de 1,8 ponto percentual em participação, avançando de 13,0% para 14,8%. O volume comercializado cresceu 18,9%, frente a um crescimento de apenas 4,8% do segmento. Esse resultado coloca a Fiat como a marca que mais avançou nesse segmento, passando de 128.106 para 152.291 unidades comercializadas.

Reafirmou a liderança no segmento de picapes pelo 15º ano consecutivo, com 41,4% de participação e crescimento de vendas de 12,8%, para 141.854 unidades. A marca também garantiu o 10º ano consecutivo de liderança no segmento de vans, com 43% de participação no segmento. As vendas somaram 22.924 veículos, com expansão de 37,6%. 

A Fiat foi a montadora que mais ganhou participação de mercado nas vendas ao varejo, registrando 0,9 ponto percentual de avanço. A marca cresceu 14,2%, enquanto o mercado varejo cresceu 3,8%.

Jeep lidera segmento de SUVs pelo quarto ano

As vendas da Jeep expandiram 21,1% em 2019, fechando o ano com cerca de 130 mil veículos vendidos. Isso faz do Brasil o segundo mercado da Jeep no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A marca no Brasil é a primeira em participação de mercado. Em nenhum outro lugar do mundo as vendas da Jeep alcançaram 22% do segmento de SUVs.

O Jeep Renegade encerrou o ano como o SUV mais vendido no mercado brasileiro, seguido pelo Jeep Compass, que, por sua vez, continua líder absoluto no segmento de C-SUV.

Onix (velho) é líder em vendas. O novo Plus também apresentou boas vendas, apesar dos problemas de incêndio logo no lançamento.

O novo Chevrolet Onix ainda não refletiu nas vendas.

A Chevrolet fechou 2019 como a marca líder de vendas no Brasil. Foram 475,6 mil unidades emplacadas no período – alta de 9,5% em relação ao ano anterior, acima até do que o crescimento do próprio setor. Mas o grande destaque foi o Onix, que bateu recorde anual de vendas. Mas este foi o Onix velho. A versão atualizada ainda não conseguiu esta lideraça.

O hatch, que foi completamente atualizado, acumulou de janeiro a dezembro 241,2 mil unidades vendidas – acréscimo de 14,6% ante o ano anterior, que havia sido o seu melhor até então.

Em dezembro, a recém-lançada versão sedã do Onix, aquela que sofreu recall já no lançamento por pegar fogo, alcançou a vice-liderança no ranking geral pela primeira vez. Somados, o Onix Plus e o antecessor Prisma emplacaram no ano mais de 100 mil unidades, garantindo o posto de sedã mais vendido do Brasil com volume muito próximo ao registrado pelo segundo e pelo terceiro modelo mais comercializado do mercado.