Projeto Queijo do Marajó vence concurso internacional

De Marina Cotovicz | 1 de dezembro de 2020 | 16:50

O projeto “Queijo do Marajó – o processo de Indicação Geográfica” foi o grande vencedor na categoria Articulação de Cadeias de Valor, concorrendo com projetos de toda América Latina, no Concurso de histórias de sucesso Transformando Vidas. A iniciativa pertence ao Programa AL-Invest 5.0,um dos programas de cooperação econômica mais bem sucedidos da União Europeia na América Latina, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento empresarial na região, reduzindo a pobreza por meio do aprimoramento da produtividade das micro, pequenas e médias empresas (MPEs), promovendo o seu desenvolvimento sustentável.

Como exemplo de destaques no projeto apresentado no concurso está o Queijo do Marajó Fazenda São Victor, devido às expressivas premiações a nível nacional e internacional. A iguaria bubalina conquistou premiações como: o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Criadores de Búfalos e II Marajó Búfalos, tendo o reconhecimento na maior premiação de queijos artesanais; o Prêmio Queijo do Brasil, como o “Bronze” na III Edição; o ‘Super Ouro” na IV Edição, e “Ouro” na V Edição. Emplacou também, com a categoria “Prata”, na maior competição mundial de produtos lácteos, na França – IV Edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers. 

Outro referencial até mesmo em termos de qualidade do produto Queijo do Marajó Fazenda São Victor, é a conquista do Selo Arte, sendo o primeiro produto no Pará com autorização para vender em todo território nacional.

“É gratificante ver a representatividade dos produtores queijeiro da Ilha do Marajó. Um produto tão genuíno, e que hoje, é conhecido e reconhecido a nível internacional, sendo um dos destaques no projeto “Queijo do Marajó – o processo de Indicação Geográfica”, e que foi o grande vencedor do concurso“, frisa Cecília Pinheiro, proprietária da Queijaria Fazenda São Victor.

De acordo com Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, o concurso é um viés relevante para gerar prospecção e inserção de produtos da categoria no exterior. “A busca do mercado internacional é algo que muitas empresas sonham trabalhar. Pensando em desenvolver potenciais desses empresariados, estamos participando de eventos de exportação, com planos de trabalhar o mercado externo junto a aqueles que estão prontos”, revela.

O evento aconteceu por meio de plataformas virtuais, durante o encerramento do AL-Invest 5.0.  66 projetos executados por 110 instituições participaram do concurso, mas somente cinco projetos de destaque foram selecionados para apresentar as metodologias, ferramentas e boas práticas de execução que tornaram possíveis os resultados e realizações do projeto.

Para o concurso, o enfoque das candidaturas esteve voltado ao impacto das ações do Programa nas MPMEs beneficiárias e nos resultados e mudanças que teve com o apoio do AL-Invest 5.0.

“Mais uma vez, o Sebrae vem trazendo resultados positivos em cima das cadeias produtivas que ajuda a desenvolver. Vale frisar que o Sebrae Pará está entre as entidades brasileiras contemplada pela AL-Invest, logrando êxito com essa importante premiação, e assim, mostrando para o Brasil e mundo que o Pará tem um potencial muito grande, representando reconhecimento do trabalho e esforços dos produtores queijo, e de todos os envolvidos que ajudaram a desenvolver essa importante cadeia para a comunidade e economia”, explica Rubens.

Indicação Geográfica

O registro de Indicação Geográfica – IG permite delimitar uma área geográfica, restringindo o uso do nome aos produtores e prestadores de serviços da região – em geral, organizados em entidades representativas, que, no caso dos produtores queijeiros da Ilha do Marajó, é a Associação dos Produtores de Queijo e Leite do Marajó (APQL Marajó).

Para Rubens o processo do IG é o ápice do processo de investimentos em cadeias produtivas. “Já temos vários IGs sendo trabalhando, e entre eles o Queijo do Marajó, que certamente, é um título que traz a identidade à categoria”, explica.

Sobre Queijaria Fazenda São Victor

Desenvolvida em 2006 por meio do Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Queijo do Marajó, conquistou certificado de qualidade artesanal do produto. Detentora do selo 013 no segmento de produto artesanal no Pará, com a produção do Queijo Marajó Tipo Creme, conquistou premiações expressivas na categoria laticínios, entre elas o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Criadores de Búfalos e II Marajó Búfalos, tendo o reconhecimento na maior premiação de queijos artesanais, Prêmio Queijo do Brasil, como o “Bronze” na III Edição, o ‘Super Ouro” na IV Edição, e “Ouro” na V Edição. Emplacou também, com a categoria “Prata”, na IV Edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França. Conquistou ainda, o Selo Arte, permitindo a comercialização interestadual.

* imagem- Fernando Sette