Em época de pandemia…

De dorisberaldo | 7 de abril de 2020 | 16:17
(Foto: Pixabay)

Um tapinha nos ombros, um aperto de mão, um beijinho no rosto, um abraço apertado, nada disso pode em época de pandemia. E então, no prazo de alguns dias aprendemos um novo formato de cumprimento, o olhar! Agora a gente olha e com o olhar procura também dizer o que antes seria: oi, tudo bem? Porque falar também favorece o contágio, então nada de falar e vamos todos descobrindo e aprendendo que olhar pode ser importante na nossa comunicação.

Somos convidados a olhar para os outros e descobrimos que no mesmo prédio, no mesmo condomínio há uma senhora que necessita de ajuda com as compras. Nossa! Ela sempre esteve ali, mas a gente nunca tinha visto.

Além de tudo isso, agora para sairmos às ruas as pessoas usam máscaras, e a única coisa que está a mostra e que a gente consegue ver são os olhos e ficamos ali concentrados, olhando nos olhos de quem fala com a gente. Estranho! E frases como “olha para mim quando eu falo com você”, vão fazendo tanto sentido! Como é que a gente se comunicava sem olhar nos olhos! Agora queremos ver as pessoas para falar com as pessoas e as plataformas de conferência online estão vendo seus acessos sendo multiplicados ao infinito diariamente, porque antes falar era o suficiente, mas hoje não mais. Agora a gente que olhar para quem fala com a gente! E a frase “olha para mim quando falo com você” vai sumindo das conversas e outra vai aparecendo com força: “como é bom te ver enquanto falo com você”!

Sim, em época de pandemia vamos ganhando hábitos. A gente aprende como deve tossir, que não precisa colocar a mão em tudo, que a primeira coisa a se fazer ao chegar em casa é lavar as mãos, que o sapato que se usa na rua não dever ser usado dentro e casa, e além de tudo isso, a gente descobre até a cor do olho da pessoa que trabalha conosco. E os olhos, que agora sabemos, são fundamentais na nossa comunicação, vão ganhando um protagonismo na nossa vida como nunca antes experimentado.  E se a gente se habituar com isso? E se a gente se habituar a olhar para o outro? Ou será que todos estes novos hábitos são só para serem usados em época de pandemia…